Questões da Prova da Prefeitura Municipal de São José do Cedro - Professor - Ciências - AMEOSC (2021)

Limpar Busca

Em relação à desnutrição infantil brasileira, apesar dos números terem caído nas últimas décadas, o percentual de óbitos por desnutrição grave em nível hospitalar, se mantém em torno de 20%, valor acima do recomendado pela OMS (inferiores a 5%). Além disso, a desnutrição continua a ser uma das causas de morbidade e mortalidade mais comuns entre crianças de todo o mundo.
A respeito do assunto abordado, marque a alternativa CORRETA.

  • A A desnutrição é uma doença de natureza psicológica materna.
  • B A desnutrição grave não acarreta óbito das crianças.
  • C A desnutrição pode ser prevenida e controlada com medidas amplas e eficientes de combate à pobreza, à fome e políticas de inclusão social, além da responsabilidade dos profissionais de saúde ao atendimento assertivo para salvar as vidas dessas crianças.
  • D A desnutrição ocorre apenas com crianças de 1 a 5 anos.

Normalmente os átomos ligam-se uns aos outros formando moléculas ou íons mais estáveis. Os gases nobres são encontrados livres na natureza, ou seja, seus átomos dificilmente se combinam com átomos de outros elementos ou mesmo entre si.
Sobre esses gases, marque a alternativa CORRETA.

  • A Todos os gases nobres possuem o número máximo de elétrons na última camada.
  • B Nenhum gás nobre é integrante da atmosfera da Terra.
  • C Os gases nobres nunca reagem sob nenhuma condição.
  • D Todos os gases nobres possuem 8 elétrons na última camada.

Será que existe mesmo a contribuição humana para o aquecimento global? Essa é uma dúvida e esse assunto causa divergências até que ponto ele é um processo natural ou ainda até que ponto ele é causado ou aumentado pelas ações humanas. No entanto, não há dúvidas de que o processo de aquecimento global tem contribuição humana e existem evidências que comprovam esse fato, julgue os itens a seguir como (V) verdadeiros ou (F) falsos sobre essas evidências.
I.(__)A velocidade do aquecimento global é uma dessas evidências. II.(__)Segundo as pesquisas, apenas as causas naturais, como, radiação solar e o vulcanismos, sozinhos não seriam capazes de elevar a temperatura nesse patamar que se encontra de forma tão rápida e acentuada. III.(__)A diminuição da concentração de CO2 também é um efeito observado.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

  • A I.V, II.F, III.F.
  • B I.F, II.V, III.V.
  • C I.F, II.F, III.V.
  • D I.V, II.V, III.F.

Na caracterização dos grupos vegetais, existem algumas separações em dois grupos dos organismos fotossintetizantes. Faça a correta correlação entre as descrições.
Coluna1 I.Possuir vaso condutor de seiva. II.Formar sementes. III.Produzir flores.
Coluna 2 A.Traqueófita. B.Espermatófita. C.Antófitas.
Após análise, assinale a alternativa que CORRESPONDE com as descrições citadas acima:

  • A I.B, II.C, IIII.A.
  • B I.A, II.B, IIII.C.
  • C I.B, II.A, IIII.C.
  • D I.C, II.A, IIII.B.

O ensino de Ciências permite que sejam abordados e integrados diversos temas, tais como, as questões sociais, o ambiente, a saúde, a orientação sexual, a ética e a pluralidade cultural. Dessa forma, como é possível que o ensino de Ciências consiga atingir o objetivo de ser uma ciência transformadora da realidade do aluno? Julgue os itens que se seguem como (V) verdadeiros ou (F) falsos.
I.(__)Destaca-se a contextualização a partir de temas sociais e situações reais que transversalmente estejam articuladas aos conceitos científicos. II.(__)A ciência como promotora do conhecimento científico desarticulada das questões sociais e políticas. III.(__)O eixo norteador da política pedagógica da arte de ensinar Ciências deve ser contemplada com o professor como figura principal e exclusivo do processo de ensino-aprendizagem.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

  • A I.F, II.V, III.V.
  • B I.V, II.V, III.V.
  • C I.V, II.F, III.V.
  • D I.V, II.F, III.F.