Questões da Prova da Prefeitura Municipal de São José do Cedro - Professor - Educação Especial - AMEOSC (2021)

Limpar Busca

O Plano Nacional de Educação - PNE estabelece 10 diretrizes para melhorar a educação no período de sua vigência, que vai de 2014 a 2024. Entre estas diretrizes consta a promoção do princípio da gestão democrática da educação pública, que pode ser definida como:

  • A Gestão centralizada na figura do diretor.
  • B Processo de gestão baseado na participação de todos os segmentos da comunidade escolar, incluindo pais, responsáveis e sociedade em geral.
  • C Processo de administração financeira de uma unidade de ensino com a participação da comunidade escolar.
  • D Democratização da administração pedagógica da escola, delegando a definição de ações educativas aos mais variados segmentos da comunidade escolar.

O psicólogo, profissional atuante na Psicologia, deve ter um olhar abrangente, ver o aluno com deficiência como um ser biopsicossocial, e não olhando apenas o biológico, mas um ser que apesar das limitações é também dotado de potencialidades. (...) O trabalho da Psicologia no ambiente escolar é caracterizado por um serviço preventivo e terapêutico. Quando se trata de inclusão educacional de pessoas com deficiência, ele tem um papel crucial:
I.Na preparação dos profissionais envolvidos no trabalho de inclusão educacional. II.No apoio familiar de pessoas portadoras de algum tipo de deficiência. III.No suporte à comunidade discente envolvida com inclusão educacional. IV.No acompanhamento intensivo na escola e fora da escola, quando se trata de educação inclusiva.
Está (ão) CORRETA (S):

  • A I e II apenas.
  • B II e IV apenas.
  • C I, II e III apenas.
  • D I, II, III e IV.

Planejamento Escolar é um processo de reflexão sobre os desafios do cotidiano tendo em vista o comprometimento com a transformação da prática. Sobre o contexto do "Planejamento escolar", analise as assertivas:

I.O planejamento escolar é um plano elaborado periodicamente para definir as atividades futuras da escola.

II.O planejamento ocorre em uma única e exclusiva etapa.

III.Para compor um "Plano de ação" é importante confrontar as intenções da escola com sua realidade para combinar o que se quer fazer com o que é viável e factível.

IV.A partir da composição do "Plano de ação", torna-se prescindível decidir como a escola poderá aproximar-se dos seus objetos sem desconsiderar o seu contexto.
Está (ão) CORRETA (S), apenas:
  • A I e III.
  • B II, III e IV.
  • C I e II.
  • D II e IV.

"Alfabetizar é ensinar a ler e a escrever [...]". O segredo da alfabetização é a leitura, portanto, é primordial ensinar o aluno a decifrar o código escrito para depois aplicar esse conhecimento na produção escrita. (...) "Em primeiro lugar, é preciso entender que o segredo da alfabetização está na aprendizagem da leitura. Aprender a ler, aqui, significa aprender a decifrar a escrita. Para saber decifrar a escrita é preciso saber como os sistemas de escrita funcionam e quais os seus usos". O enunciado contém elementos que identificam a visão de:

  • A Emília Ferreiro.
  • B Cagliari.
  • C Paulo Freire.
  • D Piaget.

Apostar na Educação Inclusiva colabora para uma transformação social, que discuta efetivamente os princípios de igualdade, solidariedade e do convívio respeitoso entre todos os cidadãos. Nessa perspectiva, entende-se que:
I.O processo inclusivo tem como finalidade possibilitar a permanência do aluno na escola, respeitando seu tempo de aprendizagem, aumentando sua autoconfiança. II.No processo inclusivo, é necessário mostrar aos alunos que cada indivíduo possui suas particularidades e é preciso reconhecermos que somos todos diferentes, mas que a equalização das oportunidades necessitam ser estendidas a todos. III.No âmbito educacional, a inclusão social extrapola as muralhas da instituição escolar, numa comprovação de que, em seu processo de formação, o educando precisa de outras formas de conhecimentos para construir sua cidadania.
Está (ão) CORRETO (S):

  • A I e II apenas.
  • B I, II e III.
  • C III apenas.
  • D II e III apenas.