Questões da Prova da Prefeitura Municipal de Teresina - Professor - Educação Básica - NUCEPE (2017)

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No texto “A arte de produzir fome”, de Rubem Alves, a relação ensino-aprendizagem quer dizer que o professor deverá ser capaz de

  • A desafiar o aluno, despertando a motivação e o interesse de aprender.
  • B promover a transmissão do conhecimento por meio de formas adequadas de aprendizagem.
  • C instigar o aluno, fazendo-o ter vontade de aprender assediado por meio de experiências práticas.
  • D criar atalhos, gerando com exercícios simples a vontade de estudar.
  • E focar no desejo do aluno, a fim de lhe transmitir o conhecimento com esmero e imaginação.

No texto lido, pode-se inferir também que alguns professores necessitam de habilidade para

  • A trabalharem o elemento arte como método de ensino.
  • B manterem métodos acadêmicos de aprendizagem.
  • C desenvolverem ações de intertextualidade.
  • D criarem mecanismos de estímulo à aprendizagem.
  • E ensinar um processo essencialmente lúdico.

Adélia Prado me ensina pedagogia. Diz ela: “Não quero faca nem queijo; quero é fome”. O comer não começa com o queijo. O comer começa na fome de comer queijo. Se não tenho fome é inútil ter queijo. Mas se tenho fome de queijo e não tenho queijo, eu dou um jeito de arranjar um queijo


É possível verificar no trecho assim como em todo o texto que o autor realiza


I - uma paródia refutando a ideia da autora.

II - uma relação dialógica entre o discurso de Adélia Prado e o que ele próprio enuncia ao longo do texto.

III - uma intertextualidade cuja base temática é o desejo pela fome.


Está ou estão corretas

  • A Todas as assertivas.
  • B as assertivas II e III.
  • C as assertivas I e III.
  • D a assertiva II.
  • E a assertiva I e II.

Na oração: Mas havia um senão: o medo. O termo destacado assume no contexto discursivo da crônica o emprego gramatical de:

  • A conjunção alternativa, podendo ser substituída por "caso contrário".
  • B conjunção explicativa, podendo ser substituída pelo “porquê”.
  • C conjunção adversativa, sendo possível trocá-la por "mas".
  • D substantivo masculino, significando "falha" ou "defeito".
  • E preposição, tendo o mesmo significado de "com exceção de" ou "exceto".

No período: “Não admitia que uma criança se recusasse a comer a comida que era servida”. O termo empregado em destaque é, respectivamente,

  • A conjunção integrante/ pronome relativo.
  • B pronome relativo/ pronome relativo.
  • C conjunção explicativa/ pronome relativo

  • D conjunção integrante/conjunção integrante.
  • E conjunção coordenativa/conjunção integrante.