À medida que se expandia o Império Romano, a administração adaptava o esquema de construção de estradas nas novas províncias. No seu apogeu, a rede viária romana principal atingiu, consideradas as vias secundárias, cerca de 150.000 km. Os comerciantes romanos perceberam logo o interesse desses eixos viários. Distintamente de outras civilizações mediterrâneas que fundaram o seu desenvolvimento comercial quase unicamente a partir dos seus portos, os romanos utilizaram a sua rede de estradas em paralelo à sua frota comercial. Essa medida favoreceu os intercâmbios no interior do continente, provocando uma expansão mercantil fulgurante. Regiões inteiras especializaram-se e comerciaram entre si, principalmente vinho, azeite, cereais, cerâmicas e carnes.
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De acordo com o texto acima, verifica-se que
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A o apogeu do Império Romano está associado à construção de estradas, em detrimento do desenvolvimento das vias portuárias.
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B as conquistas territoriais do Império Romano foram acompanhadas de condições favorecedoras de atividades comerciais.
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C a conquista política de territórios pelo Império Romano era fruto do patrocínio dos comerciantes.
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D todas as civilizações mediterrâneas, excetuando-se a romana, privilegiavam o comércio marítimo.
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E o principal interesse da administração romana era o comércio no continente, com regiões cuja produção era especializada.