Questões da Prova do Quadro Complementar de Oficiais da Marinha (Quadro Complementar) - Segundo Tenente - Marinha (2016)

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Em navios que possuam a bordo tanques contendo líquido em condições incompletas, cujo espaço interno não esteja completamente cheio, será possível notar, a partir de um simples adernamento desse navio, um movimento natural desse líquido dentro do tanque em busca de uma nova posição e ocupação desse espaço. Quando o navio está adernando, a superfície do líquido tende a procurar a horizontal, mas, em relação às anteparas do tanque, ela muda de posição, ocasionando, assim, o surgimento de uma superfície livre. Sendo assim, assinale opção correta.
  • A A superfície livre provoca a diminuição da cota do centro de gravidade.
  • B Havendo deslocamento de peso, o centro de gravidade "G" se mantém constante.
  • C 0 efeito de superfície livre sobre a estabilidade é proporcional à diminuição da cota do centro de gravidade que passará, nessas condições, da posição "GH para a posição "Gv"{centro de gravidade relativa).
  • D Em situações de superfície livre, o momento de inércia sempre se manterá constante, havendo apenas variações do centro de gravidade do compartimento.
  • E Quando existir mais de um compartimento com superfície livre, o GGv {ascensão do centro de gravidade devido à superfície livre dos líquidos) total será o somatório de todos eles. Essa elevação virtual do centro de gravidade devido à superfície livre de líquidos é conhecida como correção para superficie livre.
  • às Delegacias ou Agências das Capitanias dos Portos.
  • aos Comandos de Distritos Navais.
  • à Diretoria de Hidrografia e Navegação.
  • Quando gira, o hélice põe em movimento a porção de água em que está imerso, originando uma corrente de sucção, que é lançada axialmente para trás, através das pás.
  • Na marcha AV, a corrente de sucção não tem efeito no governo do navio, pois é paralela ao eixo.
  • Na marcha AV, a corrente de sucção é lançada sobre o leme, produzindo um esforço que tende a levar a popa para um bordo, se ele está a meio.
  • Na marcha AV, a corrente de descarga é lançada sobre o leme, produzindo um esforço que tende a diminuir o efeito do leme, se ele tem qualquer ângulo.
  • Na marcha AV, em geral, estando o leme a meio, a popa tende a cair para BE, principalmente quando o navio está em lastro.
  • não é considerada um método de navegação.
  • sempre considera os efeitos da corrente sobre o movimento do navio.
  • nunca deve ser utilizada, devido à imprecisão.
  • inclui o "sentimento” sobre o movimento real do navio, diante dos meios em que se desloca.
  • a plotagem estimada pode ser ajustável a uma única linha de posição.
  • em qualquer canal DSC, se o navio possuir uma instalação rádio com VHF.
  • nas frequências de segurança e socorro DSC 2182,5 KHz e 85414,5 KHz, se possuir uma instalação rádio em M F .
  • para avisos de socorro por satélite de terra para bordo, se o navio for dotado de uma estação DSC terrena de navios.
  • no canal 10 UHF, quando exequível, mantida no local onde o navio é normalmente manobrado.
  • na frequência de socorro e segurança DSC 2187,5 KHz, se o navio possuir uma instalação rádio em M F .
  • às Delegacias ou Agências das Capitanias dos Portos.
  • aos Comandos de Distritos Navais.
  • à Diretoria de Hidrografia e Navegação.
  • Quando gira, o hélice põe em movimento a porção de água em que está imerso, originando uma corrente de sucção, que é lançada axialmente para trás, através das pás.
  • Na marcha AV, a corrente de sucção não tem efeito no governo do navio, pois é paralela ao eixo.
  • Na marcha AV, a corrente de sucção é lançada sobre o leme, produzindo um esforço que tende a levar a popa para um bordo, se ele está a meio.
  • Na marcha AV, a corrente de descarga é lançada sobre o leme, produzindo um esforço que tende a diminuir o efeito do leme, se ele tem qualquer ângulo.
  • Na marcha AV, em geral, estando o leme a meio, a popa tende a cair para BE, principalmente quando o navio está em lastro.
  • não é considerada um método de navegação.
  • sempre considera os efeitos da corrente sobre o movimento do navio.
  • nunca deve ser utilizada, devido à imprecisão.
  • inclui o "sentimento” sobre o movimento real do navio, diante dos meios em que se desloca.
  • a plotagem estimada pode ser ajustável a uma única linha de posição.
  • em qualquer canal DSC, se o navio possuir uma instalação rádio com VHF.
  • nas frequências de segurança e socorro DSC 2182,5 KHz e 85414,5 KHz, se possuir uma instalação rádio em M F .
  • para avisos de socorro por satélite de terra para bordo, se o navio for dotado de uma estação DSC terrena de navios.
  • no canal 10 UHF, quando exequível, mantida no local onde o navio é normalmente manobrado.
  • na frequência de socorro e segurança DSC 2187,5 KHz, se o navio possuir uma instalação rádio em M F .
  • às Delegacias ou Agências das Capitanias dos Portos.
  • aos Comandos de Distritos Navais.
  • à Diretoria de Hidrografia e Navegação.
  • Quando gira, o hélice põe em movimento a porção de água em que está imerso, originando uma corrente de sucção, que é lançada axialmente para trás, através das pás.
  • Na marcha AV, a corrente de sucção não tem efeito no governo do navio, pois é paralela ao eixo.
  • Na marcha AV, a corrente de sucção é lançada sobre o leme, produzindo um esforço que tende a levar a popa para um bordo, se ele está a meio.
  • Na marcha AV, a corrente de descarga é lançada sobre o leme, produzindo um esforço que tende a diminuir o efeito do leme, se ele tem qualquer ângulo.
  • Na marcha AV, em geral, estando o leme a meio, a popa tende a cair para BE, principalmente quando o navio está em lastro.
  • não é considerada um método de navegação.
  • sempre considera os efeitos da corrente sobre o movimento do navio.
  • nunca deve ser utilizada, devido à imprecisão.
  • inclui o "sentimento” sobre o movimento real do navio, diante dos meios em que se desloca.
  • a plotagem estimada pode ser ajustável a uma única linha de posição.
  • em qualquer canal DSC, se o navio possuir uma instalação rádio com VHF.
  • nas frequências de segurança e socorro DSC 2182,5 KHz e 85414,5 KHz, se possuir uma instalação rádio em M F .
  • para avisos de socorro por satélite de terra para bordo, se o navio for dotado de uma estação DSC terrena de navios.
  • no canal 10 UHF, quando exequível, mantida no local onde o navio é normalmente manobrado.
  • na frequência de socorro e segurança DSC 2187,5 KHz, se o navio possuir uma instalação rádio em M F .
  • às Delegacias ou Agências das Capitanias dos Portos.
  • aos Comandos de Distritos Navais.
  • à Diretoria de Hidrografia e Navegação.
  • Quando gira, o hélice põe em movimento a porção de água em que está imerso, originando uma corrente de sucção, que é lançada axialmente para trás, através das pás.
  • Na marcha AV, a corrente de sucção não tem efeito no governo do navio, pois é paralela ao eixo.
  • Na marcha AV, a corrente de sucção é lançada sobre o leme, produzindo um esforço que tende a levar a popa para um bordo, se ele está a meio.
  • Na marcha AV, a corrente de descarga é lançada sobre o leme, produzindo um esforço que tende a diminuir o efeito do leme, se ele tem qualquer ângulo.
  • Na marcha AV, em geral, estando o leme a meio, a popa tende a cair para BE, principalmente quando o navio está em lastro.
  • não é considerada um método de navegação.
  • sempre considera os efeitos da corrente sobre o movimento do navio.
  • nunca deve ser utilizada, devido à imprecisão.
  • inclui o "sentimento” sobre o movimento real do navio, diante dos meios em que se desloca.
  • a plotagem estimada pode ser ajustável a uma única linha de posição.
  • em qualquer canal DSC, se o navio possuir uma instalação rádio com VHF.
  • nas frequências de segurança e socorro DSC 2182,5 KHz e 85414,5 KHz, se possuir uma instalação rádio em M F .
  • para avisos de socorro por satélite de terra para bordo, se o navio for dotado de uma estação DSC terrena de navios.
  • no canal 10 UHF, quando exequível, mantida no local onde o navio é normalmente manobrado.
  • na frequência de socorro e segurança DSC 2187,5 KHz, se o navio possuir uma instalação rádio em M F .
  • às Delegacias ou Agências das Capitanias dos Portos.
  • aos Comandos de Distritos Navais.
  • à Diretoria de Hidrografia e Navegação.
  • Quando gira, o hélice põe em movimento a porção de água em que está imerso, originando uma corrente de sucção, que é lançada axialmente para trás, através das pás.
  • Na marcha AV, a corrente de sucção não tem efeito no governo do navio, pois é paralela ao eixo.
  • Na marcha AV, a corrente de sucção é lançada sobre o leme, produzindo um esforço que tende a levar a popa para um bordo, se ele está a meio.
  • Na marcha AV, a corrente de descarga é lançada sobre o leme, produzindo um esforço que tende a diminuir o efeito do leme, se ele tem qualquer ângulo.
  • Na marcha AV, em geral, estando o leme a meio, a popa tende a cair para BE, principalmente quando o navio está em lastro.
  • não é considerada um método de navegação.
  • sempre considera os efeitos da corrente sobre o movimento do navio.
  • nunca deve ser utilizada, devido à imprecisão.
  • inclui o "sentimento” sobre o movimento real do navio, diante dos meios em que se desloca.
  • a plotagem estimada pode ser ajustável a uma única linha de posição.
  • em qualquer canal DSC, se o navio possuir uma instalação rádio com VHF.
  • nas frequências de segurança e socorro DSC 2182,5 KHz e 85414,5 KHz, se possuir uma instalação rádio em M F .
  • para avisos de socorro por satélite de terra para bordo, se o navio for dotado de uma estação DSC terrena de navios.
  • no canal 10 UHF, quando exequível, mantida no local onde o navio é normalmente manobrado.
  • na frequência de socorro e segurança DSC 2187,5 KHz, se o navio possuir uma instalação rádio em M F .
  • às Delegacias ou Agências das Capitanias dos Portos.
  • aos Comandos de Distritos Navais.
  • à Diretoria de Hidrografia e Navegação.
  • Quando gira, o hélice põe em movimento a porção de água em que está imerso, originando uma corrente de sucção, que é lançada axialmente para trás, através das pás.
  • Na marcha AV, a corrente de sucção não tem efeito no governo do navio, pois é paralela ao eixo.
  • Na marcha AV, a corrente de sucção é lançada sobre o leme, produzindo um esforço que tende a levar a popa para um bordo, se ele está a meio.
  • Na marcha AV, a corrente de descarga é lançada sobre o leme, produzindo um esforço que tende a diminuir o efeito do leme, se ele tem qualquer ângulo.
  • Na marcha AV, em geral, estando o leme a meio, a popa tende a cair para BE, principalmente quando o navio está em lastro.
  • não é considerada um método de navegação.
  • sempre considera os efeitos da corrente sobre o movimento do navio.
  • nunca deve ser utilizada, devido à imprecisão.
  • inclui o "sentimento” sobre o movimento real do navio, diante dos meios em que se desloca.
  • a plotagem estimada pode ser ajustável a uma única linha de posição.
  • em qualquer canal DSC, se o navio possuir uma instalação rádio com VHF.
  • nas frequências de segurança e socorro DSC 2182,5 KHz e 85414,5 KHz, se possuir uma instalação rádio em M F .
  • para avisos de socorro por satélite de terra para bordo, se o navio for dotado de uma estação DSC terrena de navios.
  • no canal 10 UHF, quando exequível, mantida no local onde o navio é normalmente manobrado.
  • na frequência de socorro e segurança DSC 2187,5 KHz, se o navio possuir uma instalação rádio em M F .

Com relação às propriedades mecânicas dos materiais, como é denominada a medida de deformação plástica suportada pelo material até a fratura?

  • A Ductilidade.
  • B Plasticidade.
  • C Fluência .
  • D Elasticidade.
  • E Resiliência.

Dada a função g (x) = (3x2 + 7)2 (5 - 3x)3, o valor da derivada de g (x) será

  • A g'(x) = -108(3x2 +7)(5-3x)2
  • B g'(x) = 2(3x2 + 7 ) (5-3x)2
  • C g'(x) = 6(6x +7)(5-3x)2
  • D g'(x) = (3x2 +7) (5-3x)2 (-63x2+60x-63)
  • E g'(x) = (3x2 +7) (5-3x)2 (-21x2+20x-21)
Em 1978, o Brasil oficializou junto à IMO, por meio das autoridades diplomáticas competentes, a sua concordância em assumir a responsabilidade pela coordenação das atividades para a busca e o salvamento de vidas humanas na região do oceano Atlântico, compreendida entre o seu litoral e o meridiano de 10° W. A Região SAR principal é dividida em Salvamares Regionais subordinados
  • A às Capitanias dos Portos.
  • B à Diretoria de Portos e Costas.
  • C às Delegacias ou Agências das Capitanias dos Portos.
  • D aos Comandos de Distritos Navais.
  • E à Diretoria de Hidrografia e Navegação.

Uma importante propriedade mecânica a ser considerada nos materiais é a dureza, pois esta fornece a medida da resistência do material à deformação plástica localizada. Com relação aos ensaios realizados para sua obtenção, é INCORRETO afirmar que

  • A o ensaio de microdureza Vickers utiliza carga-padrão de 500 a 3000 kg para a indentação nos corpos de prova.
  • B o ensaio de dureza Brinell requer uma impressão bem definida, obrigando a necessidade de se ter uma superfície lisa e plana, na qual é feita a impressão.
  • C o ensaio de microdureza Knoop é usado para a medição de dureza em materiais frágeis.
  • D o ensaio de dureza Rockwell constitui o método mais comumente utilizado para medir dureza, pois não há a necessidade de habilidades especiais para sua execução.
  • E o ensaio de microdureza Vickers e Knoop são bem adequados para a medição de dureza em áreas pequenas e selecionadas.