Questões da Prova do Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha (Quadro Técnico) - Comunicador Social - Marinha (2013)

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Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

Considere que durante o lançamento de um navio da Marinha do Brasil, um repórter de uma emissora de rádio perguntou a um representante da Marinha qual a importância desse novo navio para a Marinha do Brasil. Ao fazer este tipo de pergunta, o repórter utilizou que tipo de entrevista?

  • A Factual.
  • B Formal.
  • C Interpretativa.
  • D Objetiva.
  • E Informal.

Segundo Defleur e Bali-Rokeach{1993), assinale a opção INCORRETA com relação às funções de fala e de linguagem da mídia.

  • A À proporção que aumentam as atividades totais dedicadas a aprepiar os veículos de comunicação de massa, pode-se esperar que as apresentações da mídia aumentem sua influência nos modos como se fala, nas palavras que se empregam e nos significados convencionalmente ligados a seus símbolos.
  • B Por ser mais superficial, a mídia de massa limitou a ampliação do vocabulário, o que ocorria de forma mais expressiva e clara quando existiam apenas os veículos impressos.
  • C Há duas maneiras pela qual a mídia modifica toda a gama de atividades de comunicação. Uma é através de sua influência nos padrões de fala/pronúncia, gramática e sintaxe. A outra é na linguagem de forma mais genérica, através da ampliação e modificação do vocabulário.
  • D A mídia estabelece novas palavras com significados a ela ligados; dissemina os significados de termos existentes; substitui significados antigos por outros novos; e , acima de tudo, oficializa convenções de significados existentes para o vocabulário da linguagem.
  • E A função de oficialização pela mídia pode ser facilmente exemplificada pelo constante fluxo de novos vocábulos e significados vinculados que são apresentados às audiências dos veículos.

"Material de divulgação produzido pela assessoria de imprensa e destinado aos veículos de comunicação. Deve ser escrito em linguagem jornalística e segundo critérios essencialmente da área, embora não tenha a pretensão de ser aproveitado na íntegra como texto final".

A definição acima, de acordo com os autores Elisa K. Ferraretto e Luiz A. Ferraretto, refere-se:

  • A ao RELEASE.
  • B à carta-circular.
  • C à pauta.
  • D ao texto-legenda.
  • E ao hipertexto.

No âmbito da Comunicação Pública, qual é a categoria que é apresentada como sendo relativa ao processo decisório e de ação dos agentes que atuam em temas de interesse público, que incluem discursos, relato de intenções, motivações, prioridades e objetivos?

  • A Utilidade pública.
  • B Gestão.
  • C Interesse privado.
  • D Prestação de contas.
  • E De dados públicos.

Como se denomina a programação das várias atividades destinadas a estudar, compreender e atender um mercado,que precisa ser preparada sistematicamente e com criatividade?

  • A Planejamento estratégico.
  • B Marketing mix.
  • C Plano de marketing.
  • D Marketing de guerra.
  • E Marketing de desenvolvimento.