Questões da Prova do Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha (Quadro Técnico) - Comunicador Social - Marinha (2014)

Limpar Busca
Ramalho (2010) faz um alerta às empresas sobre a necessidade da elaboração de um planejamento estratégico para utilização das redes sociais. Segundo o autor, qual deve ser o primeiro passo deste planejamento? 
  • A Elaboração de um passo a passo.
  • B Criação de uma estratégia.
  • C Descrição de intenções.
  • D Definição de objetivos.
  • E Monitoramento.
Em Publicidade e Propaganda, segundo Sampaio (2003) , como se denomina a etapa em que se estuda quais são os meios de comunicação, os veículos de cada meio, as posições e os formatos mais adequados para se atingir, de forma mais eficiente, os consumidores desejados?
  • A Criação de mídia.
  • B Pesquisa de mídia.
  • C Pesquisa de mercado.
  • D Pesquisa qualitativa.
  • E Planejamento de mídia.
Em relação às características do Jornalismo Digital, assinale a opção correta. 
  • A Hipertextualidade refere-se à convergência dos formatos das mídias tradicionais na narração do fato jornalístico .
  • B Multimidialidade consiste na opção oferecida ao usuário para configurar ou receber os produtos jornalísticos de acordo com seus interesses individuais.
  • C Personalização é a opção oferecida ao usuário de acompanhar a informação passo a passo e grava-la, podendo repetir a apresentação imediatamente ou podendo assisti-la quando quiser.
  • D No Jornalismo Digital, o planejamento da pauta ocorre em todas as matérias, possibilitando a correta apuração das matérias de forma que as mesmas estejam atualizadas desde a sua publicação.
  • E A memória na WEB torna-se coletiva por meio do processo de hiperligação entre os diversos nós que a compõem.
Em Produção Grafica, como se denomina o texto e material de suporte fornecido pelo autor, na forma impressa ou como arquivo eletrônico, prontos para a edição e produção? 
  • A Originais.
  • B Matrizes.
  • C Bonecas.
  • D Provas de autor.
  • E Marcas de registro.
Correlacione os termos de Publicidade e Propaganda aos seus respectivos conceitos e assinale a opção que apresenta a sequência correta. 
TERMOS
I - STORY BOARD.
II - Comercial.
III- Anúncio.
IV - TEASER.
V - Rabicho.

CONCEITOS
( ) Peça publicitária em revista ou jornal, também utilizada como sinônimo de, qualquer peça.
( ) Mensagem final de um comercial com informações sobre o distribuidor; pode não ser acrescentada ao comercial normal ou em janela especialmente criada para este fim.
( )Esquema ilustrado do roteiro de um comercial, definindo algumas de suas cenas principais, a fim de. facilitar a sua análise, aprovação e produção.
( )Tempo de alguns segundos deixado em mensagem de rádio ou de televisão para posterior encaixe de mensagem específica.
( ) Mensagem curta que antecede o lançamento de uma campanha publicitária, gerando expectativa para ela.
(   ) Peça publicitária para rádio, cinema ou televisão.

  • A (IV) (III) (I) (V) (-) (II)
  • B (II) (IV) (-) (V) (I) (III)
  • C (III) (II) (V) (IV) (-) (I)
  • D (III) (V) (I) (-) (IV) (II)
  • E (II) (III) (-) (V) (I) (IV)