Questões da Prova do Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha (Quadro Técnico) - Comunicador Social - Marinha (2019)

Limpar Busca

De acordo com Kotler (2015), assinale a opção correta sobre o papel, o impacto e as principais ferramentas das relações públicas dentro da elaboração de uma estratégia e de um mix voltados para o cliente,

  • A Uma das mais importantes ferramentas em relações públicas é a notícia.
  • B Utilizando-se das relações públicas, a empresa ainda paga pelo espaço e tempo de mídia.
  • C Na era digital, as linhas que separam a propaganda e as relações públicas estão cada vez mais delineadas.
  • D As relações públicas podem causar grande impacto sobre a conscientização do público a um custo semelhante ao da propaganda.
  • E São diferentes os efeitos de uma campanha de milhões dólares e os efeitos de um acontecimento ou história criada pela empresa, que pode ser captado por mídias diferentes.

Para Neto (2015), na atualidade há grande intersecção e convergência entre as funções de relações públicas e marketing. Nesse sentido, assinale a opção correta.

  • A A linguagem do marketing é aproximativa.
  • B As relações públicas utilizam a linguagem emocional.
  • C A Análise de Ambiente Social é um instrumento do marketing.
  • D As relações públicas têm origem acadêmica na 2ª Revolução Industrial.
  • E Tanto o marketing quanto as relações públicas apresentam atividades técnicas.

Com relação aos termos utilizados na internet, segundo Cipriani (2014), correlacione os conceitos às suas respectivas definições e assinale a opção que apresenta a sequência correta.


CONCEITOS

I- Web 2.0

II- Folksonomia

III- Hits

IV- Mashup

V- Fórum


DEFINIÇÕES

( ) É a classificação dos dados na internet pela colaboração dos usuários.

( ) Qualquer ação ocorrida em uma página da internet quando um visitante a acessa.

( ) Na internet, significa combinar conteúdos diversos para gerar um novo conteúdo em forma de vídeo, fotos, texto ou qualquer outra forma de informação.

( ) Pode funcionar atrelado ao e-mail.

( ) Sua principal característica é ter uma comunidade por trás do serviço prestado.

( ) Ideia original ou marcante que se espalha quase automaticamente.

  • A (II) (III) (IV) (V) (I) (-)
  • B (IV) (V) (III) (-) (I) (II)
  • C (III) (IV) (II) (V) (-) (I)
  • D (-) (III) (IV) (II) (I) (V)
  • E (III) (V) (I) (IV) (II) (-)

A comunicação passou, principalmente, por mudanças culturais no século XXI. A avalanche informativa gerada pela internet provocou uma situação paradoxal: se, por um lado, criou a maior massa de documentos da história da humanidade, por outro pode tornar inútil a maior parte desses conhecimentos, pela dificuldade de os sistemas convencionais processarem tal quantidade de informação. Sendo assim, sobre esse tema, assinale a opção correta, de acordo com Rodrigues (2009).

  • A A comunicação se transformou em um sistema rizomático, tornando o mecanismo da produção da comunicação ainda mais complexo.
  • B É possível produzir conhecimentos na intensidade, profundidade e velocidade exigidas pela era digital sem a presença da ação coletiva.
  • C O conhecimento e a informação na internet se situam em ambientes fixos e determinados.
  • D As comunidades virtuais têm forte sensação de territorialidade.
  • E As comunidades tradicionais dispõem de adesão intermitente, fluida e instável.

A entrevista em vídeo tem o poder de transmitir o que o jornalismo impresso e radiofônico nem sempre consegue: a exposição da intimidade do entrevistado. Assinale a opção correta de acordo com as orientações para a entrevista propostas por Barbeiro e Lima (2013).

  • A “Como o senhor está vendo isso?" É um tipo de muleta que deve ser estimulada para se fazer uma boa entrevista.
  • B A vantagem da entrevista ao vivo é que as falhas podem ser revistas pelas partes ou pelo editor.
  • C Entrevista é o mesmo que debate. Portanto, é desejável incentivar um bate-boca visando à compreensão do público.
  • D Boas entrevistas são feitas necessariamente por jornalistas. A internet e o rádio têm vários exemplos de sucesso.
  • E Nas entrevistas coletivas improvisadas, a prioridade nem sempre é fazer perguntas.