De acordo com Santos (in Bacich et al., 2015), na mudança de paradigma sobre a forma de ensinar para alunos do século XXI, o espaço de aprendizagem tem papel importante. Diferente mente do modelo massificado de ensino ao qual estamos acostumados, não é o aluno que deve se adaptar ao espaço, mas este adaptar-se àquele. Para o autor em tela, a escola do passado (e que ainda resiste e persiste no presente) era pautada pela massificação do ensino. Assim, o seu espaço foi e está todo configurado para atender a dois tipos de atividades:
- A a verbalização uníssona dos professores com preocupação na memorização e disposição enfileirada da sala de aula como forma de exercitar a disciplina.
- B o foco no controle e cumprimento dos programas curriculares em sala de aula e o repasse de conteúdos estandardizados com vistas a sua verificação no contexto escolar.
- C a audição à palestra do professor e a pesquisa em bibliotecas e laboratórios de informática para complementar a aula expositiva.
- D a transmissão de um saber fragmentado e desfocado da realidade concreta e a valorização da passividade e das atividades repetitivas no espaço escolar.
- E o foco na transmissão e compartimentalização do saber e a realização do exame como único instrumento de avaliação válido, pois reflete a capacidade de retenção de conhecimentos.