Questões da Prova da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia - Auditor Fiscal - FCC (2019)

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Uma Auditora Fiscal da área de TI trabalha no processo Determinar Orçamento em um projeto com base nas melhores práticas do PMBOK 5ª edição. A figura a seguir ilustra os vários componentes do orçamento do projeto e a linha de base dos custos.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


De acordo com a figura e considerando que o principal benefício deste processo é a determinação da linha de base dos custos para o monitoramento e controle do desempenho do projeto,

  • A as Contas de Controle são a versão aprovada do orçamento do projeto referenciado no tempo, excluindo quaisquer reservas de gerenciamento, que só podem ser mudadas por meio de procedimentos formais de controle de mudanças.
  • B a indicação II se refere à reserva dos pacotes de trabalho que, juntamente com as reservas gerenciais estimadas para os pacotes de trabalho, são agregadas à linha de base dos custos.
  • C a indicação III se refere à reserva das atividades que, juntamente com as reservas gerenciais estimadas para as atividades, são agregadas às Contas de Controle.
  • D a indicação II se refere às reservas de contingência, que são o orçamento dentro das Contas de Controle designado para riscos identificados que não são aceitos e para os quais respostas contingentes ou mitigadoras são desenvolvidas.
  • E a indicação I se refere à reserva gerencial, que pode ser usada para financiar um trabalho não previsto e, neste caso, seu valor é acrescentado à linha de base dos custos.

Um Auditor Fiscal da área de TI participou do processo Realizar a Análise Quantitativa dos Riscos de um projeto da SEFAZ-BA realizado com base no PMBOK 5ª edição. O principal benefício desse processo é a produção de informações quantitativas dos riscos para respaldar a tomada de decisões, a fim de reduzir o grau de incerteza dos projetos. Aplicando-se uma técnica de coleta e apresentação de dados sobre riscos, chegaram-se às faixas de estimativas de custos do projeto apresentada a seguir.


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Considerando esse cenário,

  • A a probabilidade de se completar o projeto na estimativa mais provável, ou seja, abaixo de $50M é muito baixa.
  • B a técnica de entrevistar as partes interessadas relevantes ao projeto pode ter sido aplicada, ajudando a determinar as estimativas de três pontos para cada elemento da EAP, seja para a distribuição triangular ou beta.
  • C os dados estão na forma de um diagrama de tornado, usado para comparar a importância relativa e o impacto de variáveis que têm um alto grau de incerteza com aquelas mais estáveis e com baixo impacto.
  • D os dados resultam da aplicação da técnica de análise de sensibilidade, que é tipicamente executada usando a simulação de Monte Carlo.
  • E a técnica análise do valor monetário esperado pode ter sido aplicada, possibilitando comparar a importância relativa e o impacto de variáveis que têm um alto grau de incerteza com aquelas mais estáveis e com baixo impacto.

Considere os diagramas BPMN 2.0 a seguir.


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Analisando os diagramas, conclui-se corretamente que

  • A II e III representam, respectivamente, dois eventos SEFAZ e MERCADO FINANCEIRO, sendo que aquele que inicia a troca de mensagens (parte ativa) é representado pelo fundo branco ( III ) , e o que recebe o comunicado (parte passiva) está representado com o fundo preenchido em cinza ( II).
  • B II e III representam, respectivamente, dois eventos MERCADO FINANCEIRO e SEFAZ, sendo que aquele que inicia a troca de mensagens (parte ativa) é representado com o fundo preenchido em cinza ( II ) e o que recebe o comunicado (parte passiva) está representado pelo fundo branco ( III ) .
  • C há um erro no diagrama de orquestração, pois, como há dois pools, não se pode usar fluxo de mensagem (seta pontilhada) entre eles. O correto seria utilizar o fluxo de sequência (seta contínua).
  • D os participantes fazem parte da atividade de coreografia e correspondem a um pool do diagrama de orquestração. O participante que inicia a comunicação, MERCADO FINANCEIRO, está representado na extremidade superior ( III ) da atividade.
  • E I deve ser preenchido com: Informa opções de aplicação dos recursos no MERCADO FINANCEIRO.

No TOGAF, o Enterprise Continuum é o continuum externo que classifica os ativos relacionados ao contexto da Arquitetura Corporativa geral. As classes de ativos deste continuum podem influenciar as arquiteturas, mas não são usadas diretamente durante o desenvolvimento da arquitetura do ADM. O Enterprise Continuum contém duas especializações:


I. Oferece uma maneira consistente de definir e compreender as regras, representações e relacionamentos genéricos em uma arquitetura, incluindo as relações de rastreabilidade e derivação. Representa uma estruturação de Blocos de Arquitetura (ABBs), que são ativos de arquitetura reutilizáveis. Os ABBs evoluem através de seu ciclo de vida de desenvolvimento, desde entidades abstratas e genéricas até ativos de Arquitetura Específica da Organização totalmente expressos. É uma ferramenta útil para descobrir semelhanças e eliminar redundâncias desnecessárias.

II . Define o que está disponível no ambiente organizacional como Solution Building Blocks (SBBs) reutilizáveis. As soluções são resultados de acordos entre clientes e parceiros de negócios que implementam as regras e os relacionamentos definidos no espaço da arquitetura. Aborda as semelhanças e diferenças entre os produtos, sistemas e serviços dos sistemas implementados.


I e II correspondem, correta e respectivamente, a

  • A Architecture Repository - Design Stores.
  • B Specific Architecture - Solution Architecture.
  • C Common System Architecture - Organization-Specific Architecture.
  • D Architecture Continuum - Solutions Continuum.
  • E Blocks Continuum - Solution-Building Continuum.

A cascata de objetivos do COBIT 5 traduz as necessidades das partes interessadas em objetivos de TI. Os objetivos de TI são estruturados de acordo com as dimensões do BSC de TI, alguns deles são listados a seguir:


I. Otimização de ativos, recursos e capacidades de TI.

II . Conhecimento, expertise e iniciativas para inovação dos negócios.

III . Conformidade de TI e suporte para conformidade do negócio com as leis e regulamentos externos.

IV. Gestão de risco organizacional de TI.

V. Uso adequado de aplicativos, informações e soluções tecnológicas.


Considerando os objetivos listados, referem-se à dimensão Financeira os que constam APENAS em

  • A III e IV.
  • B I e II.
  • C II e IV.
  • D I e V.
  • E III , IV e V.