Questões da Prova da Secretaria de Estado de Educação do Ceará (SEDUC-CE) - Professor - UECE-CEV (2018)

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A escola é uma instituição utilizada pela sociedade para oferecer, aos membros das novas gerações, as experiências de aprendizagem que lhes permitam incorporar-se a essa sociedade ativa e criticamente. A escola assim entendida, determina que a escolarização seja considerada

  • A um benefício de governos democráticos.
  • B uma expectativa de muitas famílias.
  • C um direito a ser garantido a todo cidadão.
  • D um projeto social dos mais esclarecidos.

Os estímulos e o ambiente social são importantes no desenvolvimento de determinadas inteligências. Tendo em vista os diferentes tipos de inteligência estudados por Howard Gardner, relacione-os corretamente com o que se diz sobre eles, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.


Coluna I

1. Lógica

2. Corporal

3. Espacial

4. Intrapessoal

5. Interpessoal


Coluna II

( ) Pessoas que possuem facilidade para conclusões baseadas na razão.

( ) Têm a capacidade de se autoconhecerem, tomando atitudes capazes de melhorar a vida com base nestes conhecimentos.

( ) Presentes em dançarinos famosos e campeões de ginástica olímpica.

( ) Costumam ser ótimos líderes e atuam facilmente em trabalhos em equipe.

( ) Interpretam e reconhecem fenômenos que envolvem movimentos e posicionamento de objetos.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A 1, 5, 3, 4, 2.
  • B 3, 4, 5, 1, 2.
  • C 4, 5, 2, 1, 3.
  • D 1, 4, 2, 5, 3.

A teoria crítica de currículo, nos anos de 1980, no Brasil, compreende duas vertentes que caracterizam a produção pedagógica brasileira da época, quais sejam:

  • A Educação Popular e Abordagens de Cunho Tecnicista.
  • B Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos e Educação Popular.
  • C Neo-marxismo e Teorias da Reprodução.
  • D Teorias da Reprodução e Marxismo Culturalista.

O currículo escolar é um dos mecanismos que compõem o caminho que nos torna o que somos. Nesse sentido, atente para as seguintes afirmações:


I. O currículo escolar é um campo importante da política cultural, porquanto, é um lugar de circulação das narrativas, além de lugar privilegiado dos processos de subjetivação e da socialização dirigida.

II. O currículo escolar é um instrumento que pode nos contar muitas histórias sobre indivíduos, grupos, sociedades, culturas, tradições, e histórias que relatam como as coisas são ou como deveriam ser.

III. O currículo e seus componentes constituem um conjunto articulado de saberes, regidos por uma determinada ordem, em que estão em luta diferentes visões de mundo.

IV. É intenção curricular a concretização de um projeto de indivíduo para um projeto de sociedade, que independe do projeto político-pedagógico da escola.


Está correto o que se afirma em

  • A I, II e III apenas.
  • B I, II, III e IV
  • C II, III e IV apenas.
  • D I, III e IV apenas.

Abramovay, Andrade e Esteves (2007) destacam que o protagonismo juvenil na área educacional tem relação direta com a cidadania, em virtude de

  • A orientar para o desenvolvimento de competências conceituais.
  • B favorecer os automatismos relacionados com o contexto tecnológico.
  • C possibilitar o desenvolvimento de atividades que valorizam a participação e escuta dos jovens.
  • D fortalecer atitudes reprodutivas das práticas curriculares.