Questões da Prova da Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social de Roraima (SETRABES) - Agente Sócio - Geriátrico - UERR (2018)

Limpar Busca

O avanço da tecnologia é uma realidade presente no cotidiano e o texto I aponta essa compreensão:

  • A De maneira que torna evidente que os avanços tecnológicos e seus recursos se limitam ao benefício de determinada classe social.
  • B Crítica para os benefícios e malefícios do avanço tecnológico associado à educação.
  • C Por meio de julgamento da funcionalidade dos recursos tecnológicos adotados, com frequência, na realidade diária de qualquer sala de aula.
  • D De forma positiva como recurso auxiliador no processo de aprendizagem do educando, citando o julgamento dos usuários a respeito do assunto.
  • E De maneira sucinta, generalizando o uso dos recursos tecnológicos como aplicáveis a todo e qualquer meio universitário.

Analisando as informações abaixo, podemos direcionar a compreensão para que a associação da robótica ao processo de ensino e aprendizagem objetiva, exceto:

  • A O uso de Elias tem por um dos objetivos que as crianças se sintam a vontade para fazer perguntas a respeito do conteúdo ensinado.
  • B Melhorar a qualidade de ensino, tornando o processo educacional inteiramente informatizado.
  • C Envolver os estudantes, motivá-los e torná-los mais ativos.
  • D Auxiliar no emprego do novo currículo escolar.
  • E Encorajar o aprendizado por meio de mais de uma língua.

Observe as relações entre frases, orações e períodos e assinale o item em que a conjunção ou expressão sugeridas farão a substituição do vocábulo sublinhado sem qualquer perda sintática e/ou semântica.

  • A O projeto piloto pretende avaliar se os robôs podem melhorar a qualidade do ensino. Isso não significa que eles irão substituir os professores, mas serão parceiros em sala de aula.(Parágrafo 03) – NO ENTANTO.
  • B Elias é um dos quatro robôs que estão sendo empregados num programa piloto na cidade de Tampere, no sul do país. Ele é construído pela modificação do robô humanoide NAO, da japonesa Softbank, com software desenvolvido pela Utelias, uma firma local especializada em programas educativos para robôs sociais. (Parágrafo 02) – PORTANTO.
  • C Eu vejo Elias como uma das ferramentas para aplicar diferentes atividades na sala de aula. Nesse sentido, eu acho que robôs, a programação de robôs e o trabalho com eles é algo de acordo com o novo currículo e algo com que nós, professores, precisamos ter a mente aberta.(Parágrafo 04) – NÃO IMPLICA DIZER QUE.
  • D Com paciência infinita para repetir os ensinamentos e carisma para que as crianças não se sintam envergonhadas em fazer perguntas, Elias, que ensina línguas numa escola primária na Finlândia, está fazendo sucesso entre os alunos. Com cerca de 30 centímetros de altura, o novo professor é um robô equipado com um software [...] (Parágrafo 01) – MAS.
  • E Os OVObots são emprestados pela firma finlandesa AI Robots, e ficarão na escola por um ano. o Elias foi adquirido pela instituição. (Parágrafo 05) – CONFORME.

A supressão da vírgula, em algumas situações, pode alterar o sentido da frase. A partir do declarado, assinale o item onde suprimir a vírgula ou vírgulas, em trechos sublinhados, causaria mudança de sentido.

  • A Eu acho que a principal ideia do novo currículo é envolver as crianças, motivá-las, torná-las ativas [...] (Parágrafo 04)
  • B Com paciência infinita para repetir os ensinamentos e carisma para que as crianças não se sintam envergonhadas em fazer perguntas, Elias, que ensina línguas numa escola primária na Finlândia, está fazendo sucesso entre os alunos. (Parágrafo 01)
  • C Nesse sentido, eu acho que robôs, a programação de robôs e o trabalho com eles é algo de acordo com o novo currículo e algo com que nós, professores, precisamos ter a mente aberta. (Parágrafo 04)
  • D Até mesmo start-ups, como a AI Robots, conseguem disputar espaço neste mercado. (Parágrafo 05)
  • E Isso não significa que eles irão substituir os professores, mas serão parceiros em sala de aula. (Parágrafo 03)

Aponte alternativa onde o vocábulo sublinhado tem a mesma função sintática gramatical do indicado no trecho seguinte.


Elias é um dos quatro robôs que estão sendo empregados num programa piloto na cidade de Tampere, no sul do país. (Parágrafo 02)

  • A Com paciência infinita para repetir os ensinamentos e carisma para que as crianças não se sintam envergonhadas em fazer perguntas, Elias, que ensina línguas numa escola primária na Finlândia, está fazendo sucesso entre os alunos. (Parágrafo 01)
  • B Além do Elias, a escola está fazendo testes com três OVObots, pequenas máquinas, com cerca de 25 centímetros de altura, que lembram corujas e ensinam matemática. (Parágrafo 03)
  • C Com cerca de 30 centímetros de altura, o novo professor é um robô equipado com um software que o permite compreender as perguntas dos estudantes e encorajar o aprendizado, se comunicando em três línguas: finlandês, inglês e alemão. (Parágrafo 01)
  • D O uso de robôs em sala de aula já aconteceu em outros países no passado, mas somente agora as tecnologias estão ficando maduras o suficiente para o emprego mais rotineiro desses ajudantes. (Parágrafo 05)
  • E Bem, é divertido, interessante e excitante e estou um pouco chocada. (Parágrafo 06)