Questões da Prova da Secretaria de Gestão Pública do Maranhão (SEGEP-MA) - Analista Administrativo - FCC (2018)

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Conforme o texto,

  • A as construções de Flávio de Carvalho primavam por seu aspecto imaginativo, o que as distanciava da configuração de ambientes ideais para viver.
  • B embora sua Casa Modernista, construída em Valinhos, tenha lhe rendido reconhecimento nacional, Flávio de Carvalho é obrigado a habitá-la por falta de recursos para seus projetos arquitetônicos.
  • C a Vila Modernista, construída na cidade de São Paulo, é o perfeito exemplo da junção das habilidades de Flávio de Carvalho como arquiteto e como artista plástico e cenógrafo.
  • D com ideias inovadoras em arquitetura nos anos de 1920, a ponto de ter merecido a atenção de Mário de Andrade, Flávio de Carvalho termina por ser mais conhecido como artista plástico.
  • E o projeto Eficácia, apresentado por Flávio de Carvalho para um conjunto de habitações populares em São Paulo, é criticado por seus aspectos transgressores, contrários aos preceitos de Gregori Warchavchick.

Depreende-se do texto que o autor

  • A questiona a ideia de que a capacidade de resistir à frustração seja fundamental para a vida, quando talvez os prazeres a que renunciamos tenham um papel mais importante.
  • B apoia a noção de que o êxito de determinado aluno advém de sua capacidade de resistir aos reveses trazidos pelo amadurecimento, capacidade esta que deve ser valorizada pelos pais.
  • C aponta para o fato de estarmos inseridos em uma cultura cujo principal objetivo é a busca incessante do prazer, o que torna difícil apender a lidar com a frustração, especialmente na juventude.
  • D critica os pais que, desconsiderando o orçamento familiar, atendem a todos os desejos das crianças, impedindo-as de confrontar desejo e realidade e, assim, tornarem-se adultos bem-sucedidos.
  • E sugere que o ambiente propício ao aprendizado é aquele em que se respeitam as diferenças inerentes aos alunos, independentemente de uns se sentirem mais desafiados que outros.

O segmento de mesma função sintática que engenheiro de formação (1° parágrafo) encontra-se em:

  • A figura excêntrica ou mesmo marginal (1° parágrafo)
  • B a Casa Modernista da Fazenda Capuava (5° parágrafo)
  • C a escala dos espaços (último parágrafo)
  • D uma maneira ideal de viver (5° parágrafo)
  • E uma máquina de morar (último parágrafo)

... o que é preciso ensinar às crianças é resistência à frustração, que os estudos e a vida em geral necessariamente lhes prometem. (4º parágrafo)


Os elementos sublinhados acima referem-se, respectivamente, a:

  • A os estudos e a vida em geral − crianças
  • B crianças − os estudos e a vida em geral
  • C resistência à frustração − crianças
  • D resistência à frustração − os estudos e a vida em geral
  • E os estudos e a vida em geral − resistência à frustração

O início do 3° parágrafo introduz uma

  • A contradição entre a obra de Gregori Warchavchick e a prática de Flávio de Carvalho como arquiteto.
  • B condição para o que está expresso na oração iniciada por “Flávio de Carvalho”, que não teria executado seu projeto sem ter antes conhecimento do texto de Gregori Warchavchick.
  • C hipótese a respeito da publicação de Gregori Warchavchick, corroborada pelo primeiro projeto moderno do país, de Flávio de Carvalho.
  • D contraposição entre Gregori Warchavchick e Flávio de Carvalho, que poderia ser ainda mais destacada com o uso dos termos “por um lado... por outro...”.
  • E correção histórica ao fato de Flávio de Carvalho ter sido relegado a segundo lugar em relação a Gregori Warchavchick, pois aquele é quem foi o primeiro arquiteto modernista brasileiro.