Questões da Prova da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) - Professor - Ensino Religioso - IBFC (2015)

Limpar Busca

A autora Heloísa Seixas dedica uma parte de sua obra à escrita de microcontos, do qual é exemplo o texto acima. Ainda que de caráter narrativo, podemos afirmar que a narrativa nos conduz a uma reflexão, que se traduz:

  • A Na impossibilidade de ser feliz em meio à solidão, gerando grandes mágoas.
  • B Na dificuldade de se manter fiel aos seus ideais, promovendo impasses.
  • C Na difícil conciliação entre opiniões distintas, afastando as amizades.
  • D Na tentativa de driblar a solidão, criando situações melancólicas.
No diálogo entre os personagens, evidencia-se que Charlie Brown, na contramão da sociedade, reluta em aceitar a felicidade. Dentre os recursos verbais e não-verbais citados abaixo, assinale o único que NÃO contribui para reforçar essa ideia:
  • A a expressão facial de Charlie Brown
  • B a fala e as reticências do terceiro quadrinho
  • C o questionamento do quarto quadrinho
  • D a pergunta do segundo quadrinho
Entre o miniconto de Heloísa Seixas e o quadrinho, há uma diferença fundamental no que diz respeito à relação entre os personagens e a felicidade. Isso fica claro em:
  • A Ao contrário de Charlie Brown, a personagem do conto ao menos tenta transparecer felicidade.
  • B Apenas Charlie Brown consegue se sentir feliz na solidão.
  • C Se Charlie Brown nega veementemente a felicidade, a personagem do conto busca a sua a todo custo.
  • D Somente Charlie Brown mostra disponibilidade para ser feliz à medida que seus questionamentos demonstram interesse pela felicidade.
O sentido de um texto não está ligado apenas às palavras, mas sim aos elementos lógico-discursivos que as relacionam, estabelecendo laços de coesão e coerência. Nesse sentido, aponte o recurso usado pela autora para estabelecer coesão entre os três primeiros períodos do texto:
  • A Zeugma
  • B Elipse
  • C Catáfora
  • D Repetição

“Era um pinheiro artificial, mas parecia de verdade. Só bolas vermelhas.

Nunca deixava de armar sua árvore, embora as amigas dissessem que era bobagem fazer isso quando se mora sozinha."

O conectivo “mas”, no primeiro período do excerto acima, poderia ser substituído, sem prejuízo de sentido, pelo conectivo:

  • A Embora
  • B Pois
  • C No entanto
  • D À medida que