Questões da Prova da Secretaria de Estado de Gestão de Pessoas - RO (SEGEP) - Analista de Desenvolvimento Social - Direito - Instituto Consulplan (2023)

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De acordo com as ideias e informações apresentadas, pode- -se afirmar que o tema sobre o qual o texto é desenvolvido está indicado em:
  • A A sociedade moderna e seu modo de enxergar a educação.
  • B O desenvolvimento social a partir da institucionalização da educação escolar.
  • C Os distúrbios encontrados na sociedade e possíveis diagnósticos e intervenções por meio da escola.
  • D A escola como instituição promotora de transformações, desenvolvimento e efetiva inclusão do indivíduo como ser social.
  • E O papel transformador da escola no século XXI, considerando as mudanças operadas por ela em meio às inovações tecnológicas.
Em “Todos nos desenvolvemos em diferentes contextos educativos, e a escola é apenas um deles.” (1º§), considerando as relações sintáticas estabelecidas entre os termos da oração, assinale a afirmativa correta. 
  • A O sujeito da oração “Todos nos” expressa a inclusão do próprio enunciador.
  • B Caso o termo “Todos” fosse omitido, “nos” assumiria sua função sintática de sujeito da oração.
  • C O complemento da forma verbal “desenvolvemos” é necessário para a compreensão da informação expressa.
  • D O adjunto adverbial “em diferentes contextos educativos” indica uma informação vinculada diretamente ao sujeito da oração.
  • E Os termos “a escola” e “diferentes contextos educativos” são equivalentes quanto ao sentido que expressam assim como quanto às funções sintáticas exercidas no período.
Entre os termos da oração podem ocorrer vários tipos de relações; sejam elas semânticas, sintáticas, entre outras. Em “[...] e seu descumprimento represente um ataque à igualdade de oportunidades.” (3º§), a relação sintática estabelecida entre os termos “ataque” e “igualdade” pode ser também identificada em:
  • A Comprou-a por um preço exorbitante, tal era sua motivação.
  • B Embora haja previsão de chuva, a viagem não será cancelada.
  • C Tantos projetos foram executados e, agora, a estagnação prevalece.
  • D É possível que lhe entreguem os comprovantes mediante a quitação da dívida.
  • E Mesmo que todos digam o contrário, não acreditamos ser essa a melhor escolha.
As expressões “Assim como” e “também” (1º§) foram empregadas, principalmente, com o objetivo de:
  • A Esclarecer as informações apresentadas.
  • B Enfatizar as ideias desenvolvidas no parágrafo.
  • C Expressar preteriçãoem relação aos marcos temporais citados.
  • D Demonstrar o raciocínio comparativo acerca da informação expressa.
  • E Qualificar a existência da escola em relação ao que ocorria anteriormente.
Acerca do trecho destacado: “Embora seja evidente que, objetivamente, a instituição escolar desempenha muitas outras funções – transmissão da cultura, construção da identidade nacional, reprodução da ordem social, formação da mão de obra de acordo com as exigências do mercado de trabalho etc. – a existência da educação escolar, especialmente, em seus níveis básicos e obrigatórios, só se legitima plenamente mediante sua indispensável função de contribuir para que as crianças e os jovens adquiram e desenvolvam as competências necessárias para se incorporarem como membros de pleno direito à sociedade à qual pertencem.” (2º§), analise as afirmativas a seguir.
I. A expressão “Embora seja” poderia ser substituída por “Apesar de ser” mantendo-se a correção do trecho original.
II. Há evidências expressas de situações contrárias às funções da instituição escolar, mas que não são capazes de impedi- -las em sua prática.
III. As informações apresentadas inicialmente acerca da instituição escolar são compreendidas como situações hipotéticas mediante o emprego do termo “Embora”.
IV. A expressão “só se legitima” permite inferir que as funções da instituição escolar apresentadas anteriormente não são suficientes, mas é possível reconhecer a necessidade de uma complementação indispensável.
Está correto o que se afirma em
  • A I, II, III e IV.
  • B I e II, apenas.
  • C I e IV, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E III e IV, apenas.