Analise os três trechos abaixo retirados do texto. 1. “Esses adolescentes, objeto de uma importante discussão sobre a redução da maioridade penal no Brasil, estão proibidos de olhar na cara das pessoas, mas encará-los tampouco é fácil.” (2o parágrafo) 2. “O discurso dos adolescentes sobre a maioridade penal vem pronto, superficial, como criança que repete algo que escutou – das famílias, dos funcionários e até dos noticiários que em teoria estão proibidos de assistir. Mas demonstra que de presídio tradicional eles entendem.” (4o parágrafo) 3. Breno conclui: “De qualquer jeito, estou preso, né? É fundo do poço, e eu estou embaixo”. (5o parágrafo) Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação aos trechos retirados do texto. ( ) Em 1, o pronome oblíquo sublinhado faz referência tanto a adolescentes como a pessoas. ( ) Em 2, há uma dissonância argumentativa entre o tipo de discurso dos adolescentes sobre a maioridade penal e seu conhecimento acerca da realidade de um presídio. ( ) Em 3, o uso do discurso direto confere veracidade e um tom testemunhal sobre a experiência negativa de uma situação de aprisionamento. ( ) Em 3, na frase “É fundo do poço, e eu estou embaixo”, o uso da vírgula constitui-se em desvio das regras de pontuação da norma culta da língua. ( ) Nos três trechos há menção explícita às normas de conduta e de controle impostas aos adolescentes em situação prisional. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
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A V • V • F • V • F
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B V • F • V • F • V
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C F • V • V • F • F
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D F • V • F • V • V
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E F • F • V • V • F