Questões da Prova da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME - SP) - Professor - Geografia - FGV (2023)

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Leia o fragmento a seguir.
Foi no Instituto de Letras da UFF, há alguns anos. Convidado, fez lá conferência um ex-Ministro de Angola. O assunto já não me lembra... Em todo caso, o tema é de somenos. Terminada a fala, com as palmas rituais, pôs-se o orador às ordens, para perguntas. À questão das línguas respondeu que, desgraçadamente, a oficial era a do colonizador, acreditando ele que essa anômala situação ainda duraria um século.
Assinale a opção que apresenta o tipo de preconceito linguístico a que esse fragmento textual se refere.

  • A O preconceito socioeconômico, ligado ao fato de membros das classes mais pobres, pelo acesso limitado à educação e à cultura, geralmente, dominarem apenas as variedades linguísticas mais informais e de menor prestígio.
  • B O preconceito regional, ligado a um tipo de aversão ao sotaque ou aos regionalismos típicos de áreas mais pobres.
  • C O preconceito cultural, preso à aversão pela cultura de massa e às variedades linguísticas por ela usadas.
  • D O preconceito político, referente à imposição de uma língua a falantes de outras línguas.
  • E O preconceito racial, ligado às manifestações culturais de outras raças, inclusive a língua, considerando-as atrasadas.

Um dos problemas encontrados nos textos de redações é o emprego inadequado de expressões da oralidade.
Assinale a frase que mostra a inclusão indevida de uma dessas expressões.

  • A Em suma, parafraseando uma sentença de Ortega, muito pior do que as normas rigorosas é a ausência de normas, que é a barbárie.
  • B Olhou em torno e não tinha ninguém. Certificou-se ainda de que ninguém o perseguia, mas positivamente não havia pessoa alguma.
  • C O chefe do grupo aproximou-se da entrada da caverna, encostou-se a uma parede de rocha da entrada e observou com atenção o interior da gruta, mas nada viu de perigoso.
  • D Como a Língua Portuguesa é caprichosa, muitos antropônimos e topônimos deslizaram para substantivos comuns.
  • E Vou desafiar a paciência de meus leitores e escrever ainda um artigo sobre esse assunto ao qual já voltei muitas vezes.

Num ato de comunicação, o conhecimento do referente é indispensável à perfeita compreensão do texto.
Assinale a opção em que o referente é identificado como referente extratextual conhecido.

  • A Ao final da história policial, o leitor fica surpreso ao descobrir que o assassino é o filho da vítima.
  • B Você tomou conhecimento, pela TV, que a seleção brasileira foi eliminada da Copa do Mundo.
  • C Bernardo leu a autobiografia de Costa Ramos.
  • D À tarde, Heitor recebeu a carta de sua prima.
  • E O protagonista morreu e isso foi o mais importante.

Assinale a opção em que a razão da falha no ato comunicativo está identificada corretamente.

  • A O arqueólogo sofreu um grande atraso nas pesquisas em função da presença de antigos hieróglifos / desconhecimento do código comunicativo, ou seja, os hieróglifos.
  • B Como Guilherme chegou tarde ao cinema, ficou sem saber o porquê de a protagonista ter abandonado a família / falta de informações sobre o desenlace da película.
  • C Como sentaram-se na última fila do salão, ficou difícil escutar as palavras do conferencista / ignorância sobre o tema que estava sendo tratado.
  • D Dois alunos que leram um poema de Manuel Bandeira não chegaram a concordar sobre o sentido do texto / Diferenças de temperamentos.
  • E Um brasileiro, após certo período na Europa, não conseguia entender o sentido da manchete da Folha de São Paulo / desconhecimento da linguagem jornalística.

Entre as opções a seguir, assinale a que tem, como finalidade, convencer o leitor de algo.

  • A Incrível essa história!
  • B Muitos brasileiros usam o pix por ser mais barato.
  • C Passagem para pedestres, ou seja, pessoas a pé.
  • D Nunca senti tanta tristeza em minha vida.
  • E Não faças aos outros o que não queres que te façam.