Questões da Prova do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) - Auditor - CESPE/CEBRASPE (2018)

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O efeito textual pretendido pela autora ao empregar a pergunta que encerra o segundo parágrafo do texto 1A1AAA é o de

  • A apontar a impossibilidade de o cérebro, ao mesmo tempo, processar estímulos e registrá-los na memória.
  • B menosprezar os leitores que acreditam ser possível se lembrar de tudo o que lhes ocorre.
  • C obter diretamente dos leitores respostas honestas à indagação proposta.
  • D modificar o modo como os leitores lidam com os dados provenientes do mundo exterior.
  • E provocar os leitores a refletir sobre os processos de recepção de estímulos e formação de memórias.

Leia o texto.
O ser humano é único em sua essência. Ele tem personalidade própria, necessidades que o motivam e o medo das mudanças repentinas. E é justamente isso que nos faz tão diferentes uns dos outros e com uma visão de mundo totalmente diversificada. Alguns pesquisadores se interessaram em estudar o ser humano para entender um pouco melhor essa diversidade. Um desses estudiosos foi Abraham Maslow, que desenvolveu a Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas. Ele explica em suas pesquisas que os aspectos motivacionais das pessoas estão diretamente ligados ao entendimento das necessidades humanas. Portanto, motivação é o resultado dos estímulos que agem sobre as pessoas levando-as à ação. Ou seja, para que haja ação ou reação, é preciso que um estímulo seja implementado, seja decorrente de coisa externa ou proveniente do próprio organismo. Por isso, o ser humano tem a necessidade de ser aceito socialmente (no trabalho, na escola/faculdade, nos grupos de amigos etc.), de ser amado, reconhecido, de pertencer e fazer parte de algo, de ser notado positivamente, de ser útil, de atender a suas necessidades fisiológicas, de segurança, de autoestima e de autorrealização. <https://tinyurl.com/y968aj3g> Acesso em: 07.11.2017. Adaptado.
O texto cita a Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas, de Abraham Maslow, com a finalidade de

  • A desmentir a ideia de que a necessidade de aceitação dificulta as ações reativas dos indivíduos.
  • B expor a tese de que o ser humano tem necessidade de estímulos que o motivem à ação.
  • C reafirmar a universalidade humana, revelada no caráter comum de suas necessidades.
  • D contestar a ideia de que o trabalho deve ser desempenhado com motivação.
  • E defender a premissa de que todo ser humano prescinde de autoafirmação.

No texto 1A1AAA, ao utilizar a expressão “Isso sem contar” (ℓ.8), a autora sugere que “os processos de evocação de memórias, planejamento para o futuro e imaginação” (ℓ. 8 a 10) fazem parte do conjunto de

  • A ações cerebrais cujo funcionamento depende do processamento conjunto de estímulos externos.
  • B processos necessários à construção de registros duradouros dos estímulos recebidos pelo cérebro a cada momento.
  • C dados necessários para que o cérebro construa uma imagem do indivíduo e do ambiente que o cerca.
  • D atividades internas desempenhadas pelo cérebro, ao mesmo tempo que este recebe estímulos externos.
  • E estímulos advindos do cérebro de um indivíduo, imprescindíveis para a formação de novas memórias.

Leia a tirinha que mostra o diálogo do personagem Dilbert (de óculos, sentado ao computador) com o seu chefe.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

<https://tinyurl.com/y95p2e6a> Acesso em: 07.11.2017. Adaptado.


Na última quadrícula, o chefe menciona “habilidades de comunicação” (communication skills) com a intenção de

  • A mascarar o desejo de que Dilbert tente se livrar da própria personalidade.
  • B exaltar a necessidade da comunicação como afirmação da individualidade.
  • C criticar a timidez de Dilbert que, segundo o chefe, não é uma pessoa comunicativa.
  • D promover melhorias das relações com os empregados, por meio da comunicabilidade.
  • E incentivar o pensamento e a discussão por meio do questionamento e da comunicação.

No texto 1A1AAA, o termo “o” — em “Ela o é por definição” (ℓ.15) — remete ao elemento

  • A “O que faz com que a memória se torne seletiva” (ℓ.13).
  • B “o mundo atual” (ℓ.14).
  • C “a memória” (ℓ.13).
  • D “seletiva” (ℓ.13).
  • E “um funil poderoso” (ℓ. 15 e 16).