Questões da Prova do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO) - Auditor Governamental - Engenharia - FCC (2015)

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O autor da crônica se reporta ao emprego da crase, ao sentido da arte em geral e ao da música clássica em particular. A tese que articula esses três casos e justifica o título da crônica é a seguinte:

  • A Costumamos ter vergonha daquilo que nos causa prazer, pois nossas escolhas culturais são feitas sem qualquer critério ou disciplina.
  • B A possibilidade de escolha entre os vários níveis de expressão da linguagem e das artes não deve constranger, mas estimular nosso prazer.
  • C Tanto o emprego da crase como a audição de música clássica são reveladores do mau gosto de quem desconsidera o prazer verdadeiro dos outros.
  • D Somente quem se mostra submisso e humilde diante da linguagem culta e da música clássica está em condições de sentir um verdadeiro prazer.
  • E É comum que nos sintamos humilhados quando não conseguimos extrair prazer de todos os níveis de cultura que se oferecem ao nosso desfrute.
Quando a escavação não puder ser contida apenas com a presença de taludes, deve ser previsto o escoramento das paredes do corte. A figura a seguir indica dois elementos que compõem uma estrutura provisória de escoramento.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

As indicações (1) e (2) são denominadas, respectivamente,
  • A longarina e estroncas.
  • B estronca e longarinas.
  • C longarina e tirantes.
  • D berma e tirantes.
  • E estronca e tirantes.

Considere a seção transversal de um canal retangular, conforme figura abaixo.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Sabendo que o canal tem dimensões (b × h) 5,0 m × 7,0 m e a altura da lâmina d’água (yn) é igual a 3,5 m, a área, em m2, e o raio hidráulico, em m, característicos do escoamento são, respectivamente, iguais a
  • A 35 e 5.
  • B 17,5 e 1,46.
  • C 17,5 e 3,5.
  • D 35 e 1,46.
  • E 17,5 e 7.

Considere as seguintes afirmações:

I. Têm significação equivalente, no 2° parágrafo, estes dois segmentos: estimular e desenvolver nossa sensibilidade e separem e hierarquizem as pessoas.

II. O autor se refere ao som altíssimo do que toca num carro que passa para ilustrar o caso de quem, diante de tantas opções reais, fez uma escolha de gosto discutível.

III. O que importa para a definição do nosso gosto é que se abram para nós todas as opções possíveis, para que a partir delas escolhamos a que de fato mais nos apraz.

Em relação ao texto, está correto o que se afirma APENAS em

  • A III.
  • B II.
  • C I e III.
  • D I
  • E II e III.

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em:

  • A instrumentos de tortura ou depreciação (1o parágrafo) = meios de aviltamento ou rejeição.
  • B ritmo mecânico e hipnótico (3o parágrafo) = toque automático e insone.
  • C alardeia os infernais decibéis (3o parágrafo) = propaga os pérfidos excessos.
  • D alimentando o círculo vicioso (3o parágrafo) = nutrindo a esfera pecaminosa.
  • E clássicos que lhe digam algo (4o parágrafo) = eruditos que lhe transmitam alguma coisa.