Questões da Prova do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) - Juiz de Direito - VUNESP (2018)

Limpar Busca

Ao tratar do movimento separatista catalão, o texto

  • A resgata dados da história da dominação franquista na Espanha, com a finalidade de propiciar conclusões favoráveis ao retorno do sistema educacional aos moldes tradicionais.
  • B mostra-se tendencioso, apontando fatos e dados que levam o leitor a concluir que o objetivo da maioria dos catalães se justifica, em nome da liberdade ideológica.
  • C privilegia a objetividade na apresentação das diferenças de opinião da comunidade catalã e aponta ações oficiais para afirmar a ideia de independência da Catalunha.
  • D apresenta argumentos contraditórios, ao partir de premissas que contrapõem dados sem vínculo lógico, tais como o modo como os catalães e turistas se envolvem na causa.
  • E relata com subjetividade os princípios dos grupos ideologicamente divididos sobre a causa, enfatizando o argumento da importância dos jovens nas tomadas de decisão.

Leia as passagens do texto.


• De um lado, há a Barcelona dos turistas, que se cotovelam nos pontos turísticos da cidade…

• … o separatismo tem nas escolas suas grandes aliadas para propagar as ideias nacionalistas.

• “… do que trabalhadores que estão encerrados num escritório”.


Em relação aos significados dos termos em destaque, é correto afirmar que

  • A “propagar” e “se cotovelam” estão empregados em sentido figurado, equivalendo, respectivamente, a “descortinar” e a “se apertam nos lugares”; “encerrados” está empregado em sentido figurado, equivalendo a “retirados”.
  • B estão empregados em sentido literal, equivalendo, respectivamente, a “se juntam”, a “irradiar” e a “presos”.
  • C estão empregados em sentido figurado, equivalendo, respectivamente, a “estarem próximos”, a “intensificar” e a “confinados”.
  • D “propagar” está empregado em sentido literal, equivalendo a “alastrar”; “se cotovelam” e “encerrados” estão empregados em sentido figurado, equivalendo, respectivamente, a “se agridem” e a “expatriados”.
  • E “propagar” e “encerrados” estão empregados em sentido literal, equivalendo, respectivamente, a “difundir” e a “enclausurados”; “se cotovelam” está empregado em sentido figurado, equivalendo a “se amontoam”.

Assinale a alternativa correta quanto à concordância, à regência e à colocação pronominal, em conformidade com a norma-padrão.

  • A Dado as dimensões da crise na Catalunha, as pessoas pedem que o governo as protejam de atos violentos.
  • B Ensina-se espanhol na Catalunha para que no futuro não exista diferenças entre os cidadãos da nação.
  • C É vedado, nas escolas catalãs, aulas ministradas nessa língua, embora já tenha admitido-se exceções.
  • D Para que a situação seja o mais rapidamente possível controlada, determinaram-se medidas drásticas.
  • E Certamente mais de um simpatizante do separatismo apoiam que recrute-se docentes partidários da causa.

No trecho do primeiro parágrafo do texto – Nas escolas da Catalunha, a separação da Espanha tem apoio maciço. É uma situação que contrasta com outros lugares de Barcelona, uma cidade que vive hoje em duas dimensões. De um lado, há a Barcelona dos turistas, que se cotovelam nos pontos turísticos da cidade, … –, empregam-se as vírgulas para separar as expressões destacadas porque elas

  • A acrescem às informações precedentes comentários que lhes ampliam o sentido.
  • B sintetizam as ideias centrais das informações precedentes.
  • C apresentam informações que se opõem às informações precedentes.
  • D retificam as informações precedentes, dando-lhes o correto matiz semântico.
  • E estabelecem certas restrições de sentido às informações precedentes.

Assinale a alternativa em que, no primeiro enunciado, a palavra “se” é pronome expressando ideia de reciprocidade e, no segundo enunciado, o trecho destacado expressa o sentido de causa.

  • A É mais fácil convencer estudantes a apaixonarem-se por uma causa… / Chama a atenção ver as esteladas, como são conhecidas as bandeiras independentistas…
  • B … há a Barcelona dos turistas, que se cotovelam nos pontos turísticos da cidade… / Com a queda do general Franco, as escolas catalãs privadas foram incorporadas à rede pública…
  • C … onde se concentram os moradores de Barcelona… / Como a educação pública na Espanha está a cargo dos governos regionais, os diretores dos centros escolares são escolhidos a dedo pelo governo catalão…
  • D … e tornaram-se o modelo principal do sistema educacional… / A manipulação dos jovens é central para o independentismo catalão.
  • E … se comparadas às tradicionais escolas católicas da época. / É mais fácil convencer estudantes a apaixonarem-se por uma causa