Questões da Prova do Tribunal Regional do Trabalho - Fisioterapeuta - FCC (2022)

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Afirma-se no segundo parágrafo do texto que a negatividade da melancolia

  • A anima de preferência os gêneros artísticos mais efusivos, como aqueles sambas que tematizam sua própria tristeza.
  • B alcança um valor social positivo quando os artistas a expressam por meio de uma forma bela que a ilumina e a propaga entre nós.
  • C faz com que tenhamos que repetir o acesso a uma mesma obra de arte para nos darmos conta de sua sombria complexidade.
  • D impede que se promova entre nós a falsidade das alegrias artificiais, que pretendem nos resgatar das nossas tristezas mais fundas.
  • E favorece o artista que se esmera em mergulhar nas profundezas dos maus sentimentos para assim disseminá-los entre nós.

No terceiro parágrafo, a personagem Carlitos é invocada para

  • A dar um sentido de nobreza a todas as experiências de fracasso humano.
  • B testemunhar a determinação de um indivíduo em alcançar seus altos objetivos.
  • C indicar a possibilidade da transformação sistemática da dor em franca alegria.
  • D personificar a complexa conjunção entre força poética e marginalidade social.
  • E promover a felicidade que pode desfrutar quem não está comprometido com nada.

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:

  • A uma espécie de contrabando da tristeza. (1º parágrafo) = uma sorte de transposição infeliz.
  • B fazem de sua melancolia a matéria-prima. (2º parágrafo) = refutam suas bases infelizes.
  • C resgatada do escuro do inferno. (2º parágrafo) = absorvida pelas nuances infernais.
  • D a parte melhor do nosso humanismo criativo. (3º parágrafo) = nossa elitização criacionista.
  • E no rumo a um horizonte incerto. (3º parágrafo) = a caminho de duvidoso destino.

As normas de concordância verbal encontram-se plenamente observadas na frase:

  • A Aos melancólicos, a menos que fossem grandes artistas, ninguém perdoava sua condição infeliz.
  • B Convêm evitar os chatos, mas é justo que não se os confundam com os melancólicos criativos.
  • C Nas mais variadas artes destacam-se o desempenho superior dos grandes criadores melancólicos.
  • D A realização plena das formas artísticas trazem consigo o prazer estética, que se sobrepõe à melancolia de fundo.
  • E Chaplin encarnou-se em Carlitos, e à poesia de ambos vieram-se render-se a plateia de todos os cinemas.

O leitor pode depreender, já pelo emprego da palavra ditos e pelo uso de aspas em “passionais”, no título do texto, que

  • A a paixão de que se trata é aquele que de fato justifica e legitima certas transgressões da lei.
  • B os casos de violência nas relações amorosas devem ser julgados em sua especial singularidade.
  • C os crimes referidos costumam ser qualificados por muitos numa perspectiva viciosa e inaceitável.
  • D a publicidade excessiva de violências sexuais acaba impossibilitando um julgamento mais ponderado.
  • E os excessos da paixão podem funcionar como justas atenuantes na alegação de “forte emoção”.