Questões da Prova do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região - Pernambuco - Analista Judiciário - FCC (2018)

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A pergunta que constitui o título do texto encontra sua resposta, conforme se posiciona o autor, no seguinte segmento:

  • A materiais organizados num espaço físico de modo a constituírem uma obra de arte (1° parágrafo).
  • B os materiais eram, em si mesmos, insuficientes para significarem alguma coisa (2° parágrafo).
  • C O grande músico, o grande escritor, o grande cineasta não precisam interpor-se entre a sonata, o romance ou o filme (3° parágrafo).
  • D oportunidade para todos refletirmos sobre o sentido dinâmico de uma obra artística (3° parágrafo).
  • E atingiu o nosso interesse e provocou o nosso prazer (3° parágrafo).

Da posição assumida pelo autor do texto em relação às instalações e às obras de arte em geral, deduz-se sua convicção de que as obras de arte

  • A não favorecem debates ou reflexões, em vista da autossuficiência do sentido que exprimem de modo direto.
  • B devem ser esclarecidas por aquele que lhes emprestou determinado sentido, ao criá-las com função estética.
  • C desvendam-se por si mesmas, a menos que seu autor seja capaz de nos mostrar que seu sentido explica-se conforme sua intenção.
  • D valem-se de uma força já presente em sua linguagem, o que não impede que venhamos a refletir e ponderar sobre elas.
  • E dispensam qualquer explicação quando não se propõem a ser grandiosas, preferindo tirar partido de sua simplicidade.

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:

  • A permanente ou temporário (1° parágrafo) = vitalício ou inabitual.
  • B o faz com linguagem muito sofisticada (2° parágrafo) = cumpre-o com expressões rudimentares.
  • C os materiais eram, em si mesmos, insuficientes (2° parágrafo) = os utensílios, vistos em si, estavam indisponíveis.
  • D o sentido dinâmico de uma obra artística (3° parágrafo) = a presunção impulsiva de um artefato.
  • E nada será mais forte do que a mobilização emocional (3° parágrafo) = nada superará a ativação dos sentimentos.

Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

  • A Partindo do caso específico das instalações, o autor nos leva a refletir sobre o que considera a força intrínseca de toda obra de arte.
  • B Se uma obra de arte vir acompanhada de uma explicação, é por que sua razão de ser principal já foi subestimada.
  • C Ainda que fosse necessário explicá-las, porquanto de algum mistério, toda obra de arte deveria ter alguma força já em si mesma.
  • D O fato de haverem explicações para obras artísticas provam que já não existiria nelas aquela força suficiente para dispensá-las.
  • E Tanto não necessitam de explicação, que as verdadeiras obras de arte podem-nos convencer sem outra força além da que lhes cabem.

Há construção na voz passiva e adequada articulação entre os tempos verbais na frase:

  • A Os que apreciarem as instalações, no futuro, talvez poderiam emprestar-lhes o sentido que hoje não parecem ter.
  • B Ao serem visitadas, as instalações costumam impressionar o público que se deixa levar pela significação que o próprio autor lhes atribui.
  • C Se fosse para levar a sério a materialidade das instalações, nenhuma delas necessita da justificativa a ser dada pelo criador.
  • D Nunca a linguagem das grandes obras de arte teria necessidade de alguma explicação que venha a se tornar indispensável.
  • E Por mais que nos esforcemos para perscrutar o sentido de uma instalação, este sempre dependeria das razões alegadas pelo autor.