Questões da Prova do Tribunal Regional Federal da 4ª Região - Analista Judiciário - Oficial de Justiça - FCC (2019)

Limpar Busca

Os três parágrafos em que se estrutura o texto podem ser identificados, nesta ordem, pelos seguintes procedimentos:

  • A descrição de um incidente; reflexão sobre esse incidente particular; conclusão genérica, de sentido moral.
  • B narração de uma visita; reconhecimento do caráter prosaico de uma cena; divagação sobre o valor social do trabalho.
  • C introdução a uma análise política; exemplificação de um sentimento edificante; reconhecimento moral do bom conformismo.
  • D reconhecimento de uma cena insólita; reflexão sobre a pauperização de um sentimento; valorização conclusiva da cena inicial.
  • E testemunho de uma ação extravagante; cogitação sobre o sentido dessa ação; enaltecimento da humildade de um simples trabalhador.

Ao se deter no tema da esperança, no 2° parágrafo do texto, o autor mostra-se convencido de que esse sentimento

  • A comprova, em cada uma de nossas experiências, o sentido e o valor que lhe reconhece o referido dito popular.
  • B traz consigo a crueldade singular de se tornar mais ativo em nós na exata proporção em que vai nos iludindo.
  • C degrada-se num longo e contínuo processo, ao fim do qual seu reducionismo só deixa lugar para o conformismo.
  • D alimenta-se do conformismo que há em nós para se instalar desde cedo como uma espécie de precavida sabedoria.
  • E deteriora-se a cada vez que o imaginamos mais consistente, razão pela qual nos vamos iludindo de modo progressivo.

Explora-se no texto o emprego de expressões que constituem uma oposição de sentido, tal como se observa na relação entre

  • A um espanador e um pedaço de flanela / ficar rebrilhando de beleza (1° parágrafo).
  • B vive à custa de mutilações / se apequenando e empobrecendo (2° parágrafo).
  • C herói silencioso / lança um protesto superior (3° parágrafo).
  • D recebem com a mão suja / uma corrupção que as desmerece (3° parágrafo).
  • E A vida o obriga a catar lixo e imundície / protesto de beleza e dignidade (3°parágrafo).

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:

  • A Que eu estivesse pela manhã bem cedo (1° parágrafo) = Talvez eu fosse ainda cedinho.
  • B vive à custa de mutilações (2° parágrafo) = destroça-se para poder subsistir.
  • C tão mesquinha e despojada (2° parágrafo) = algo simplória e despreparada.
  • D protesto de beleza e dignidade (3° parágrafo) = recusa dos excessos da beleza digna.
  • E os bens mais excitantes e tentadores (3° parágrafo) = as posses luxuosas e pecaminosas.

Está clara e correta a redação desta observação apoiada no texto:

  • A O motorista referido no texto constitui, aos olhos do autor, o exemplo de uma dignidade que não cede às mais duras circunstâncias.
  • B O autor foca-se no lugar-comum de um provérbio ao qual se deseja dar uma nova versão menos otimista do que a habitual.
  • C Quanto mais nos promete a esperança, em seu processo degradativo, à medida em que nos tornamos presas fáceis de sua sujeição.
  • D O conformismo, em cujo pendor a gente acaba se postando, pode ser o derradeiro degrau aonde se aloja a esperança.
  • E Tanto mais limpas são as dádivas na proporção mesma em que as recebamos com a condecendência de toda a nossa dignidade.