Questões da Prova do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região de Campinas - São Paulo - Analista Administrativo - FCC (2013)

Limpar Busca

Rafael possui uma coleção de 48 CDs e 31 DVDs, parte dos quais ele destinará para doação. Da coleção ele ficará com 20 CDs e 10 DVDs, destinando o resto para doação. A doação será feita em caixas contendo sempre ao menos 1 CD e 1 DVD, não sendo necessário que o número de CDs de uma caixa seja igual ao de DVDs que ela contenha. Além disso, todas as caixas para doação devem conter, entre si, o mesmo número de CDs e de DVDs. Nas condições descritas, o maior número possível de caixas para doação será igual a

  • A 9.
  • B 7.
  • C 3.
  • D 6.
  • E 11
Pela primeira vez na história, eram artistas.

A frase final do texto deve ser entendida como
  • A conclusão que constitui um fecho coeso do que foi desenvolvido no último parágrafo.
  • B exposição de um fato inconteste, que vem confirmar a importância da arte renascentista.
  • C tese que se mostrou coerente ao se referir às ideias apresentadas no 2º parágrafo.
  • D retomada dos exemplos e das teorias apresentadas no desenvolvimento, o que garante a coesão textual.
  • E repetição enfática, que se apresenta como uma sín- tese das ideias discutidas no texto.

Identifica-se relação de causa e consequência entre os seguintes fatos apontados no texto:

  • A questionamentos a respeito da correta datação do Renascimento italiano e as características das obras produzidas nesse período.
  • B busca por temas e formas ainda não explorados na arte renascentista e conhecimento disseminado da obra de escritores do mesmo período.
  • C presença de um grupo de pintores em Florença e a busca por conhecimento referente aos projetos em que estariam envolvidos.
  • D aumento da importância literária de Shakespeare e questionamentos a respeito da autoria de suas obras.
  • E desconhecimento da língua latina e leitura de obras de Dante, Petrarca e Boccaccio.

Conclui-se corretamente do texto:

  • A Torna-se mais importante o reconhecimento das características e da genialidade dos artistas do Renascimento italiano do que a preocupação em estabelecer limites precisos de tempo para explicar todo o florescimento artístico dessa época.
  • B As características inovadoras das obras de alguns artistas do Renascimento italiano que se mantinham independentes, quer da tradição artesanal quer do conhecimento acadêmico, isolam-nos inteiramente no contexto artístico desse período
  • C Houve dificuldades, reconhecidas ainda hoje, em caracterizar com rigor as inovações perpetradas durante o Renascimento por um grupo de artistas italianos, que se diferenciavam dos demais em razão de seus conhecimentos empíricos.
  • D As divergências entre historiadores e críticos referentes à periodização adequada e às características do Renascimento italiano acentuam as dificuldades em reconhecer a genialidade e a importância de alguns artistas nele incluídos.
  • E A ausência de conhecimentos mais sólidos, com base no saber acadêmico contido nos livros em latim, cerceava a participação de grupos de artistas nas corporações de ofícios existentes na Itália durante a época renascentista.

Quanto ao desenvolvimento textual, afirma-se corretamente:

  • A Há semelhança nos pontos de vista emitidos tanto pelo historiador alemão citado no 2º parágrafo, que publicou sua obra no século XX, quanto pelo teórico florentino, cuja obra data do século XV.
  • B O confronto entre as teorias defendidas por historiadores nos séculos XIX e XX, a respeito de limites temporais para as manifestações artísticas renascentistas, estabelece parâmetros para a correta identificação da autoria dos dramas de William Shakespeare.
  • C O autor do texto deixa implícita, no 1º parágrafo, sua concordância com a hipótese de que William Shakespeare não deve ter sido realmente o criador de tantos dramas que marcaram sua época.
  • D Apesar de evidente intenção esclarecedora das informações contidas no parágrafo final, à semelhança de verbete de dicionário a respeito da Florença do século XV, elas perdem importância diante da constatação de que os artistas não se consideravam ligados a nenhum ofício.
  • E No 2º parágrafo, defende-se a ideia central de que, em razão da ausência de limites temporais precisos para a produção artística, resulta impossível para os teóricos perceber diferenças temáticas entre os representantes de determinada época.