Questões da Prova do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região de Campinas - São Paulo - Técnico Administrativo - FCC (2013)

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A partir da leitura, marque a alternativa que informa a ideia central do texto:

  • A A descentralização da informação advinda da internet pode ser usada a favor dos donos de jornais.
  • B O jornal e a revista em papel devem desaparecer, pois perderam espaço para as mídias virtuais e sua interatividade.
  • C Todo jornal deve englobar questões socioeconômicas e culturais, a fim de deixar seu leitor bem informado.
  • D No espaço cibernético, não há uma fiscalização das informações publi- cadas, tendo em vista que qualquer um pode criar um site.
  • E A internet, no processo de evolução da comunicação, possibilitou uma maior interação entre as pessoas, as quais recebem e publicam informações sobre os mais diversos temas.
Assinale a opção que apresenta uma informação incoerente com os fatos narrados em Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis:
  • A O envio de uma cestinha de morangos, de Virgília a Brás Cubas, e o bilhete dela, “intimando-o a vir jantar”, assinado “Sua verdadeira amiga”, é um momento que precipita a ação. “Morangos adúlteros”, comenta um amigo, que está com ela na hora em que chega o presente. Brás Cubas é levado a crer que Virgília está disposta a deixar-se conquistar por ele.
  • B Depois de estudar no exterior, Brás Cubas volta para a pátria e perde a mãe. Uma grande dor o possui. Aguilhoado por ela, vai procurar lenitivo na solidão. O pai visita-o, e em vez de encontrar nele a angústia e o desconsolo, Brás Cuba só enxerga a vaidade por ter recebido uma carta do regente, ao mesmo tempo que o desejo de ser introduzido na política.
  • C Nada prendia Brás Cubas a Virgília; o amor fora substituído pela saciedade em ambos; o filho, que Virgília a principio anunciara, morrera antes de nascer. Por isso, acabou cedendo às propostas de casamento que a irmã lhe fazia. Mas estava escrito que ele nunca haveria de formar família; a noiva morre poucos dias antes do ato realizar-se.
  • D Foi depois do falecimento da noiva que Brás Cubas entrou na política. Foi deputado; escapou de ser ministro e não foi reeleito. Mas um amigo o consolou, um amigo de vida bastante agitada, que da ociosidade fora levado ao vício, e do vício ao crime. Esse amigo a quem uma fortuna, herdada inesperadamente, afastara do caminho da correção imaginou um sistema de filosofia: o humanitismo.
  • E Brás Cubas nasceu de pais ricos e complacentes que o amavam com ardor, mas de um amor antes específico e animal do que esclarecido e elevado. As suas inconveniências e travessuras passavam como rasgos de espírito. As suas exigências, por mais esdrúxulas, eram sempre satisfeitas. Daí a primeira tendência para a satisfação, para o otimismo, tendência auxiliada pela fatuidade, que herdara do pai.

Quanto aos recursos sintáticos- semânticos do texto, podemos afirmar que

  • A o pronome “ela” (l. 37) se refere à “comunicação” (linha 33).
  • B “Além disso” (l. 38) tem o sentido de adversidade.
  • C os dois pontos (l. 39) indicam mudança de temática.
  • D “Uma vez que” (l.18) pode ser substituído pela expressão “visto que” sem alteração no sentido da frase.
  • E “Além disso” (l. 38) pode ser substituído pela expressão “Por outro lado” sem prejuízos semânticos.
Sobre Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, é correto afirmar que:
  • A O tom de Brás Cubas, em sua gratuidade, logo postula um ambiente de aceitação irresponsável e de ironia solta, um “és não és” de farsa metafísica. O leitor não pode levar a sério o tom do suposto autor e logo de saída vê-se na contingência de engatilhar um sorriso divertido ou meio forçado, conforme entram a reagir os seus nervos.
  • B O estudo do desagregar-se psicológico do protagonista, a sua persistência no delírio entrelaçada à invenção do emplasto, é extraordinária e contrastada com a agudeza humorística. As intenções propriamente simbólicas do texto, iniciadas com as dissertações paradoxais de Quincas Borba, são levadas avante num andamento seguro que, pela progressão rigorosa e ágil, confirma a excepcional categoria do defunto-autor.
  • C Em Brás Cubas, a música exerce uma função organizadora do enredo, analisando o progressivo despertar de Virgília, à medida que ela volta ao piano de que se abstivera com a viuvez. Essa música terá para ela o sentido de anular as distâncias do tempo e do espaço e criar um mundo harmonioso.
  • D O defunto-autor é, na superfície, meramente o agente através do qual a verdade é descoberta, o estranho no mundo patriarcal, fechado, da casa-grande, e que tropeça em seus mais terríveis segredos. Mas é mais do que isso; ele próprio nos diz, em diversos trechos, que não está com a consciência tranquila acerca do seu papel no caso.
  • E Brás Cubas, apesar da gravidade do tema e da estrutura formal, dá a impressão de um “divertimento”, não há dúvida. E em que consiste tal divertimento? O divertimento, núcleo do livro, é montado sobre a oposição de caracteres de Brás Cubas e Virgília.

Podemos considerar, levando em conta os recursos linguísticos do texto, que

  • A a expressão “na rede" (l. 18) funciona sintaticamente como adjunto adverbial
  • B o itálico das palavras site e sites (l. 11 e l. 27) serve apenas para evidenciar esses termos.
  • C as expressões “locutor" e “interlocutor" (l. 17-18) podem, respectivamente, ser substituídas por receptor e emissor. ..
  • D a palavra “consequentemente" (l. 4) não sofreu alteração com o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa.
  • E a oração “que agregam pessoas interessadas em um dado assunto" (l.28-29), pode ser classificada como oração subordinada causal.