Questões da Prova do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região - São Paulo - Técnico - Tecnologia da Informação - FCC (2014)

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Depreende-se do contexto que a ironia de Mário de Andrade (final do texto) deve-se ao fato de que

  • A a distração do respeitável público presente no evento desrespeitava não apenas o anfitrião como também o orador.
  • B Oswald de Andrade não considerava todos os integrantes do mundo cultural e político presentes no evento como membros do seleto grupo de artistas revolucionários em que se incluía.
  • C se pensava que os países descobertos pela súplica das velas europeias, entre os quais se incluía o Brasil, eram incapazes de produzir arte de vanguarda, digna das capitais europeias.
  • D o presente ofertado pelos futuristas ao homenageado, visto como uma “obra-prima” de Brecheret pelo grupo de artistas revolucionários, causou pouco entusiasmo ao público, ainda não acostumado a obras modernas.
  • E o discurso de Oswald de Andrade, que faria soar, nas palavras de Mário de Andrade, “o clarim dos futuristas”, não provocou o efeito desejado, entediando a plateia em vez de surpreendê-la.

O segmento que reforça a ideia de que Menotti Del Picchia era homem de amplo arco de amizades está em:

  • A ... espécie de terra prometida da modernidade...
  • B ... tornara-se um dos centros da vida social paulistana...
  • C ... as “profundas revoluções criadoras de imortalidades”.
  • D Impressionou-se com a diversidade dos convidados...
  • E ... num afanoso rancor pelas auroras.
...o que se viu no Trianon foi o lançamento oficial do movimento modernista em território hostil... (último parágrafo)

No contexto, o segmento acima expressa a
  • A visão do autor do texto a respeito da reação hostil do público conservador presente no evento mencionado
  • B opinião de Mário de Andrade a respeito do início atribulado do modernismo vanguardista paulistano.
  • C constatação de que havia no evento pessoas conservadoras, que se demonstrariam avessas à estética modernista.
  • D crítica feita por Mário da Silva Brito à recepção desfavorável de suas palavras por parte do público.
  • E hipótese aventada pelo autor do texto a respeito das razões para a pequena adesão ao movimento dos modernistas.

Em conformidade com o contexto, está correto o que se afirma em:



  • A ...a máscara de seu rosto, esculpida por Victor Brecheret, lhe era ofertada. (6o parágrafo).

    O pronome sublinhado refere-se a Menotti Del Picchia.
  • B Figurões revezaram-se na tribuna... (5o parágrafo).

    A frase acima está empregada na voz passiva.
  • C ...em que o pensamento e a ação se deslocavam da Europa... (7o parágrafo).

    Sem prejuízo para a correção e o sentido original, o segmento grifado pode ser substituído por “ao qual".
  • D Juntava-se à louvação a Menotti... (6o parágrafo).

    A crase empregada acima é facultativa e pode ser suprimida, sem prejuízo para a correção e o sentido original.
  • E ...o pensamento e a ação se deslocavam da Europa... (7o parágrafo).

    O verbo do segmento acima também estaria corretamente empregado no singular.

...que lançava uma edição do poema Máscaras.



O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo que o grifado acima está em:

  • A ... que não gostaria de confundir sua voz...
  • B ... tornara-se um dos centros da vida social paulistana...
  • C Figurões revezaram-se na tribuna...
  • D ...São Paulo surgia como uma espécie de terra prmetida da modernidade.
  • E Produziu-a de ti a mão elucidadora de Victor Brecheret...