Questões da Prova do - UECE-CEV (2019)

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Sobre o texto 1, uma canção de Chico Buarque de Hollanda e Bob Russel, é INCORRETO afirmar que

  • A relata flagrantes do cotidiano, ao apresentar magia e delicadeza através da letra de uma canção que envolve todos em um instante fugaz de alegria.
  • B se trata de um texto predominantemente narrativo, pois nele se identificam algumas categorias da narrativa, tais como foco narrativo, personagens, tempo, espaço e ação.
  • C os personagens demonstram imobilismo, uma vez que não são observáveis as mudanças de atitudes com a passagem da banda.
  • D o personagem principal caracteriza-se como personagem-narrador, pois se apresenta, no texto, como aquele que fornece as informações e vivencia ações na narrativa.

Em um campeonato de futebol, como o Brasileiro, de 2019, bolas são chutadas e arremessadas milhares de vezes, quase todas como lançamentos oblíquos ou variações mais elaboradas. De modo simplificado, lances de longo alcance podem ser tratados como massas puntiformes lançadas sob a ação da gravidade e da força de atrito do ar. Essa força de atrito pode, dentro de certos limites, ser tratada como proporcional ao módulo da velocidade da bola. Dado isso, é correto afirmar que

  • A mesmo com a força de atrito, a trajetória continua parabólica.
  • B a força de atrito tem sempre direção horizontal.
  • C o alcance de um dado lançamento é reduzido pela força de atrito.
  • D a força de atrito tem sempre direção vertical.

“O uso planejado e sustentável da terra na Amazônia pode minimizar drasticamente a degradação florestal, na região, provocada pelo aumento de incêndios devido às mudanças climáticas. Esta é a conclusão do estudo, publicado nesta segunda-feira (15/07) na revista Global Change Biology pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em colaboração com o Centro de Pesquisa e Monitoramento de Desastres (Cemaden) e as universidades de Exeter (Reino Unido) e de Estocolmo (Suécia). ”

INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Manejo sustentável pode salvar a Amazônia das queimadas. São José dos Campos-SP, 15 de julho de 2019. Disponível em: http://www.inpe.br/noticias/noticia.php? CodNoticia=5158


O estudo, cuja conclusão é citada no trecho acima, é intitulado “Efeitos de cenários de mudanças climáticas e de uso do solo na probabilidade de fogo durante o século 21 na Amazônia brasileira”. Considerando esse estudo e o conhecimento que se tem sobre as queimadas na Amazônia, é correto concluir que

  • A a combinação entre um cenário pessimista de mudança climática associado às conversões de floresta em sistemas agropastoris não manejados, pode intensificar as queimadas na região.
  • B os prejuízos das queimadas na Amazônia afetam, exclusivamente, os produtores rurais, a saúde da população, o transporte de pessoas e cargas no estado do Pará.
  • C no ano de 2017, registrou-se o menor número de queimadas na Amazônia desde o início das medições.
  • D o aumento do número de queimadas na Amazônia se dá pela redução das chuvas, na região, oriundas da umidade do Oceano Pacífico.

Antes do surgimento do pensar raciona-lfilosófico, os povos antigos possuíam outra forma de explicação do mundo: o pensamento mítico. Considerando as características do conhecimento mítico, atente para o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso. ( ) A mitologia foi a segunda forma de explicação sobre o mundo, sucedendo as explicações fornecidas pelas ciências dos antigos povos, como a agrimensura e a astrologia. ( ) Os mitos eram transmitidos por gerações, principalmente através da forma narrativa e faziam parte da tradição cultural de um povo, não sendo originários da criação por parte de um indivíduo específico. ( ) A mitologia explicava a origem do mundo e dependia da adesão, pelas pessoas, de um conjunto de verdades tidas como inquestionáveis e imunes à crítica. ( ) Baseado, principalmente, nas forças da natureza – physis –, as mitologias antigas, ao contrário das religiões que as sucederam, evitavam o recurso às forças sobrenaturais como fonte de explicação da existência.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A F, V, V, F.
  • B V, F, V, F.
  • C F, V, F, V.
  • D V, F, F, V.

São exemplos de estruturas do sistema respiratório humano:

  • A faringe, pâncreas e alvéolos.
  • B laringe, pulmões e faringe.
  • C traqueia, rins e brônquios.
  • D pulmões, esôfago e fossas nasais.