Questões da Prova da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) - Assistente Administrativo - UFCG (2016)

Limpar Busca

O objetivo do texto é:

  • A Opinar sobre o reconhecimento das universidades como centro de investigação das principais doenças causadas pelo mosquito.
  • B Descrever o perfil das instituições públicas e privadas para desenvolver ações de combate ao Aedes aegypti.
  • C Argumentar sobre a importância de se desenvolver ações em rede de educação.
  • D Relacionar as causas da microcefalia em bebês com a identificação do zika vírus.
  • E Informar sobre as ações da Ebserh em relação ao combate ao mosquito Aedes aegypti.
No texto, a autora narra fatos e expõe suas opiniões relacionados à vinda de sua família para o Brasil.
  • A Havia chegado a hora de Antônio se alistar, e o pai decidiu que não perderia seu filho. (l. 5-6)
  • B No início dos anos 1990 cogitamos reivindicar a cidadania italiana. (l. 13)
  • C Antes de ingressar com a documentação, seria preciso corrigir o erro do burocrata do governo imperial que substituiu um “n” por um “m”. (l. 14-16)
  • D Quando Pietro Brun atravessou o mar deixando mortos e vivos na margem que se distanciou, ele não poderia ser o mesmo ao alcançar o outro lado. (l. 28-29)

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, analise o texto a seguir.

A energia eólica é a energia dos ventos, mas sua origem é a energia solar. Estima-se que 1 a 2% da energia solar converta-se em energia eólica. Isso porque a terra é aquecida pelo sol de forma irregular, gerando diferentes pressões atmosféricas em lugares distintos. O vento é o movimento do ar dos lugares com pressão mais alta para os de pressão mais baixa.

O aproveitamento da energia eólica em aerogeradores é possível porque

  • A o ar puro e seco é constituído de moléculas de gases, cujas massas molares tendem a zero, tornando a sua densidade muito baixa.
  • B a energia fornecida pelo vento ao colidir com a hélice depende da velocidade dessa colisão, mas não da composição química do ar.
  • C no vento existem moléculas de elementos do segundo período da tabela periódica, as quais, por estarem em movimento, transportam energia.
  • D o vapor de água é constituído de moléculas que colidem sobre as hélices das turbinas e têm mais massa do que os demais gases que compõem o ar.
  • E o ar contém nitrogênio e oxigênio, que reagem entre si produzindo compostos que colidem mais intensamente com as hélices do aerogerador.
O que motivou a circulação da notícia sobre a ação de combate ao mosquito em rede hospitalar?
  • A A investigação das causas da microcefalia em 22 Estados e 110 municípios.
  • B A assinatura de um pacto com outras 21 instituições públicas e privadas.
  • C O enfrentamento do mosquito transmissor da dengue e febre chikungunya.
  • D A identificação de casos suspeitos de microcefalias.
  • E O investimento em vacinas para combater o zika vírus.
A partir da narrativa de um episódio familiar, a autora elabora reflexões que vão além desse contexto pessoal, generalizando-o.
Essa generalização pode ser observada no emprego da primeira pessoa do plural no seguinte trecho:
  • A Mas entre nós existe essa diferença na letra. (l. 14)
  • B Um segundo ele deve ter demorado para nos transformar, (l. 16)
  • C Pela memória nos colocamos não só em movimento, (l. 24)
  • D Ele tinha de ser outro, assim como nós, (l. 29)