Questões da Prova da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - Analista de Tecnologia da Informação - UFES (2021)

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Sobre o texto, é CORRETO afirmar:

  • A A ligação entre as condições hospitalares (falta de leitos e equipe reduzida) e o uso inadequado de medicações (prescrições exageradas, superdosagem) geram a necessidade de uma apresentação mais eficiente das bulas.
  • B A junção de elementos ligados tanto ao paciente (histórico de doença e automedicação) e de questões em torno da atuação do profissional da saúde (desrespeito ao paciente e atendimento ineficiente) podem conduzir ao uso mais frequente das bulas.
  • C A união do comportamento do paciente (uso adequado de medicamentos e bom senso) com o aprimoramento das regras linguísticas (aumento da letra e instruções para semi-analfabetos) facilitará o uso das bulas.
  • D A conexão entre a atitude médica (atendimento especializado e consultas mais dinâmicas) e a iniciativa da Anvisa (criação do bulário on-line e disponibilização de dicionários de remédios) contribuirão para o melhor uso das bulas.
  • E A conjugação de fatores materiais (tamanho das letras, grande quantidade e duplicidade de informações), linguísticos (uso de linguagem técnica) e de conteúdo (informações técnicas) comprometem a compreensão leitora das bulas.

Considerando os elementos referenciais utilizados no texto, analise as afirmativas a seguir:


I. O termo “já” (linhas 2 e 15), em ambas as ocorrências, veicula um sentido locativo e aponta para fatos.

II. O termo “as” (linha 5) retoma a expressão “pessoas de maior idade” (linha 5) e mantém a coesão textual.

III. O termo “atualmente” (linha 15) introduz uma circunstância temporal e incide sobre toda a frase subsequente.

IV. A expressão “os segundos” (linha 23) retoma o nome “remédios” (linha 21) e contribui com a clareza textual.

V. Os termos “ele” (linha 24) e “–lo” (linha 25) referem-se ao termo “público” (linha 24) e o substitui.


É CORRETO o que se afirma em 

  • A I e V, apenas.
  • B II e III, apenas.
  • C I, III e V, apenas.
  • D II, III e IV, apenas.
  • E III, IV e V, apenas.

O prefixo “im–”, em geral, produz um sentido contrário ao da palavra à qual se afixa, como ocorre em “impenetrável” (linha 24). Esse sentido NÃO está presente em

  • A impróprio.
  • B impaciente
  • C impassível.
  • D implantado.
  • E impermanente.

Considerando os enunciados (1) “A principal dificuldade é encontrar a linguagem ideal para a bula ao paciente.” (linha 20) e (2) “Tomam remédios e deveriam ser capazes de entender suas instruções desde o semi-analfabeto até pessoas com formação superior.” (linhas 21-22), é INCORRETO afirmar:

  • A O enunciado (2) é uma afirmação que reitera a dificuldade exposta no enunciado (1) em relação à linguagem da bula.
  • B O enunciado (2) apresenta falta de continuidade na sequência “tomam [...] e deveriam [...]” em relação ao enunciado (1).
  • C A utilização do termo “suas”, no enunciado (2), apresenta um problema coesivo ao retomar um elemento que não foi explicitado.
  • D O termo “desde”, no enunciado (2), associado ao “até” expressa uma ordem progressiva entre graus distintos de escolaridade.
  • E A expressão “bula ao paciente”, no enunciado (1), apresenta um uso incomum da forma usual “bula para o paciente”.

Considerando o uso do termo “que” (linhas 11; 12; 19; 26), analise as afirmativas a seguir:


I. Em “[...] a pessoa que comprar um medicamento na farmácia receberá apenas a bula que contém explicações [...].” (linhas 11-12), o termo “que” introduz uma restrição aos seus referentes.

II. Em “Sabe-se apenas que ela passa pelo bom senso.” (linha 26), o termo “que” introduz uma estrutura complexa com a função de explicar o sentido relacionado à expressão “sabe-se”.

III. Em “A separação dos textos também evitará a duplicação de informações, que freqüentemente gera dúvidas.” (linhas 18-19), o termo “que” introduz uma explicação sobre o termo antecedente.

IV. Em “[...] a pessoa que comprar um medicamento na farmácia receberá apenas a bula que contém explicações [...].” (linhas 11-12), o termo “que” introduz uma estrutura para completar o sentido dos respectivos referentes.

V. Em “Sabe-se apenas que ela passa pelo bom senso.” (linha 26), o termo “que” promove a integração de uma estrutura complexa com a função de completar o sentido da expressão “sabe-se”.

VI. Em “[...] a pessoa que comprar um medicamento na farmácia receberá apenas a bula que contém explicações [...].” (linhas 11-12), o termo “que” estabelece a coesão ao explicar seus termos antecedentes.

VII. Em “A separação dos textos também evitará a duplicação de informações, que freqüentemente gera dúvidas.” (linhas 18-19), o termo “que” incorpora ao termo antecedente uma restrição.


É CORRETO o que se afirma em 

  • A I, III e V, apenas.
  • B II, III e VI, apenas.
  • C II, IV e VII, apenas.
  • D III, IV, V e VII, apenas.
  • E I, IV, V e VII, apenas