Questões da Prova da Universidade Federal de Goiás (UFG) - Técnico - Transportes - CS-UFG (2018)

Limpar Busca

De acordo com sua organização, estrutura e esquemas retóricos, o texto se constrói em torno

  • A dos conflitos vividos pelas mulheres durante seu amadurecimento físico e emocional.
  • B das contradições que envolvem as mulheres na busca e no alcance da sabedoria.
  • C dos confrontos entre as pessoas pela soberania de seus ideais de vida na Terra.
  • D das disputas humanas pela garantia de sua sobrevivência material e mental.

Consideradas sua organização e sua estrutura, o texto pressupõe uma sequência

  • A descritiva, com riqueza de detalhes.
  • B narrativa, construída em primeiro plano.
  • C argumentativa, com proposta de intervenção.
  • D dialógica, desenvolvida entre duas interlocutoras.

No primeiro parágrafo do texto, é explicado o significado da palavra paradoxo. Com base nesse significado, é estabelecido, ao longo do texto, o paradoxo da sabedoria da “grande mãe” (avó). O recurso formal da língua empregado no estabelecimento desse paradoxo é

  • A a ocorrência destacada do conectivo aditivo prototípico do português.
  • B o paralelismo sintático na forma de expressão dos pensamentos expostos.
  • C a estrutura das orações subordinadas frente à estrutura da oração principal.
  • D o logicismo semântico na apresentação das ideias divergentes em todo o texto.

Em todo o texto, a expressão de tempo auxilia o estabelecimento da coesão textual. Essa expressão é construída pela predominância do modo verbal

  • A preciso, expresso por formas verbais positivas e por marcadores discursivos de certeza.
  • B virtual, possibilitado por formas verbais reanalisáveis e por articuladores discursivos fluidos.
  • C hipotético, marcado por formas verbais condicionais e por operadores textuais duvidosos.
  • D injuntivo, realizado por formas verbais imperativas e por marcadores discursivos assertivos.

O texto constrói uma percepção sobre a idade da mulher. Dessa percepção, infere-se que a idade da mulher

  • A está correlacionada à sua sabedoria, podendo a mulher ser sábia em qualquer idade.
  • B depende da medida de sua sabedoria e do amadurecimento quando adulta.
  • C potencializa sua beleza na juventude e sua sabedoria na velhice.
  • D indica que a medida de sua sabedoria está restrita à juventude.