Questões da Prova da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Assistente de Alunos - FAURGS (2023)

Limpar Busca

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das linhas 03, 16 e 28.

  • A compõe – a – às
  • B compõem – a – as
  • C compõe – à – às
  • D compõem – a – às
  • E compõem – à – a

Considere as seguintes afirmações acerca do texto.
I - No primeiro parágrafo, a autora introduz o assunto e define o que é sotaque. II - No terceiro parágrafo, a autora fala sobre características relativas ao sotaque e apresenta exemplos concretos ao leitor. III - No quarto parágrafo, a autora responde à segunda pergunta elencada por ela no segundo parágrafo.
Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas I e II.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.

É correto afirmar que o texto é predominantemente

  • A narrativo.
  • B informativo.
  • C injuntivo.
  • D descritivo.
  • E dissertativo.

Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmações a seguir.
( ) Poderíamos inserir vírgulas antes de que (l. 01) e percebe (l. 02) sem incorrer em erro gramatical ou alterar o sentido original da frase.
( ) Poderíamos substituir a vírgula antes de por isso (l. 05) por um ponto e vírgula, sem incorrer em erro gramatical ou alterar o sentido original da frase.
( ) Poderíamos inserir uma vírgula antes do primeiro que da linha 24 sem incorrer em erro gramatical ou alterar o sentido original da frase.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  • A V – F – F.
  • B V – F – V.
  • C F – V – V.
  • D V – V – F.
  • E F – F – F.

Relacione os números da primeira sequência aos parênteses da sequência de palavras retiradas do texto.
(1) Palavra que tem mais fonemas do que letras. (2) Palavra que tem mais letras do que fonemas. (3) Palavra que tem o mesmo número de letras e fonemas.
( ) pessoa (l. 01) ( ) características (l. 11) ( ) carregado (l. 12) ( ) sexo (l. 33) ( ) gênero (l. 33) ( ) português (l. 44)
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  • A 2 – 3 – 2 – 1 – 3 – 2.
  • B 1 – 1 – 2 – 3 – 1 – 3.
  • C 2 – 2 – 1 – 1 – 2 – 3.
  • D 1 – 1 – 1 – 3 – 3 – 2.
  • E 2 – 3 – 2 – 1 – 1 – 1.