Questões da Prova da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Psicólogo - UFSC (2022)

Limpar Busca
É correto afirmar que o texto 1 apresenta: 
  • A dois posicionamentos que convergem para a neutralização do gênero gramatical.
  • B dois posicionamentos que apontam para a inviabilidade da implementação do gênero gramatical.
  • C dois posicionamentos que se mostram favoráveis, ainda que por razões distintas, à neutralização do gênero gramatical.
  • D dois posicionamentos que divergem acerca da neutralização do gênero gramatical.
  • E dois posicionamentos que recomendam o uso de gênero neutro sempre que possível, por uma questão de inclusão social.

Com base no texto 1, considere as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta.


I. Bizzocchi e Severo consideram acertada a atitude do Colégio Franco-Brasileiro de revogar as “estratégias gramaticais de neutralização de gênero”, como chamar os estudantes de “querides alunes”. (linhas 01-02)


II. Bizzocchi argumenta que a língua portuguesa não é machista, tendo em vista o uso do masculino como gênero neutro, enquanto Severo observa o movimento de desconstrução do masculino genérico em curso não apenas na sociedade brasileira.


III. Ambos os autores reconhecem que existem problemas de injustiça social e preconceito no Brasil.


IV. Severo defende que as instituições assimilem o uso do “bom dia a todas, todos e todes”. (linha 47)

  • A Somente as afirmativas I e III estão corretas.
  • B Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
  • C Somente as afirmativas II e III estão corretas.  
  • D Somente as afirmativas II e IV estão corretas. 
  • E Somente as afirmativas I e IV estão corretas. 

No trecho “[...] então a mudança na gramática, se fosse possível, coisa que não é, não necessariamente seria um instrumento de maior justiça social.” (linhas 39-40), se a palavra sublinhada for pluralizada, a reescrita correta, observando a concordância, corresponde à alternativa:

  • A “[...] então as mudanças na gramática, se fossem possíveis, coisa que não é, não necessariamente seriam um instrumento de maior justiça social.”
  • B “[...] então as mudanças nas gramáticas, se fossem possíveis, coisa que não é, não necessariamente seria um instrumento de maior justiça social.”
  • C “[...] então as mudanças na gramática, se fossem possíveis, coisa que não são, não necessariamente seria um instrumento de maior justiça social.”
  • D “[...] então as mudanças nas gramáticas, se fosse possível, coisa que não é, não necessariamente seriam um instrumento de maior justiça social.”
  • E “[...] então as mudanças na gramática, se fosse possível, coisa que não são, não necessariamente seria um instrumento de maior justiça social.”

Com base no texto 1 e no trecho a seguir, dele retirado, assinale a alternativa correta de acordo com a norma padrão escrita.
Quando você reconhece o uso de uma linguagem inclusiva, como “alunos e alunas”, ou faz uma tentativa de neutralizar o gênero, como em “querides alunes”, você se  aproxima dos adolescentes que têm utilizado essas marcas linguísticas. (linhas 13-15)

  • A As duas ocorrências da palavra “você” referem-se exclusivamente ao entrevistador
  • B A expressão “de uma linguagem inclusiva” está exercendo a função de adjunto do nome “uso”.
  • C As aspas estão sendo empregadas com a função de exprimir ironia.
  • D A palavra “que” está introduzindo uma oração subordinada com função de sujeito.
  • E A palavra “Quando” pode ser substituída por “No momento em que” sem gerar alteração no sentido.

Com base no texto 2 e na norma padrão escrita, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) Em “Apague o cigarro e...” o sentido denotativo aponta para o pressuposto de que o cigarro está aceso.
( ) Está implícito que o enunciado do cartaz toma o interlocutor como fumante.
( ) A gradação do tempo sem o uso do cigarro obedece sempre a mesma proporcionalidade.
( ) Quem fica 15 anos sem fumar passa a ter saúde equivalente à de quem nunca fumou.
( ) O nível de oxigênio aumenta em apenas 8 horas sem cigarro, mas para a função pulmonar melhorar em até 30% são necessários até 3 meses.
( ) Depois de 15 anos sem cigarro, os riscos de câncer de pulmão chegam a zero.
( ) Em “Apague o cigarro e...” o uso de reticências indica a necessidade da complementação de ideia.

  • A F – F – V – V – F – F – F
  • B V – F – V – F – V – F – V
  • C V – V – F – F – V – F – V
  • D F – V – F – F – V – V – V
  • E V – V – F – V – F – V – F