Questões da Prova da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) - Assistente Administrativo - UFSJ (2015)

Limpar Busca
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

O texto pode ser considerado

  • A narrativo.
  • B descritivo.
  • C conjuntivo.
  • D explicativo.

A redação oficial é a maneira peculiar de redigir, seguindo normas e técnicas estabelecidas.

Das características relacionadas a seguir, a única que NÃO pode ser considerada na elaboração da redação oficial é

  • A a uniformidade.
  • B a pessoalidade.
  • C a clareza e a concisão.
  • D o uso do padrão culto de linguagem.

O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República, deve-se utilizar o seguinte fecho:

  • A Saudações.
  • B Cordialmente.
  • C Atenciosamente.
  • D Respeitosamente.

Considerando a redação de correspondência e atos oficiais, analise as afirmativas a seguir e assinale-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) O emprego do pronome de tratamento “Vossa Excelência" é usado para autoridades diversas do Poder Executivo, tais como Presidente da República, Ministros de Estado, Procurador Geral da República e Governadores de Estado e do Distrito Federal.
( ) O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é “Excelentíssimo Senhor" e, para as demais autoridades, usa-se o vocativo “Senhor".
( ) O uso do pronome de tratamento “Vossa Magnificência", empregado por força da tradição, é adequado em comunicações dirigidas a reitores e vice-reitores de universidades.
( ) “Doutor" não é forma de tratamento, e sim título acadêmico. Portanto, deve-se evitar usá-lo indiscriminadamente.
( ) O uso do pronome de tratamento “Vossa Senhoria" é indicado para autoridades como Deputados, Senadores, Juízes e Desembargadores.
Assinale a opção que contempla a sequência CORRETA.

  • A F, V, F, F e F.
  • B F, F, V, V e V.
  • C V, F, V, F e V.
  • D V, V, F, V e F.
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

Por seu valor, os documentos podem ser classificados em permanentes-vitais, permanentes e temporários.

Consideram-se como documentos permanentes

  • A os documentos de valor histórico.
  • B os documentos do arquivo morto.
  • C as guias de controle e avisos internos.
  • D as cópias de documentos recebidos pelo órgão.