Questões da Prova da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Assistente Administrativo - UFMG (2018)

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Em relação ao assunto tratado no texto, a autora

  • A alega que o formato da educação do brasileiro pode ser a justificativa para o problema do lixo encontrado nas praias.
  • B delega aos garis e aos comerciantes locais a responsabilidade de recolher o lixo que as pessoas deixam nas praias.
  • C demonstra como o lixo “deixado” nas praias do litoral prejudica a saúde e o bem estar da população brasileira.
  • D garante que o baixo nível de escolaridade está diretamente relacionado à visível poluição nas praias brasileiras.

Em relação aos debates escolares, a autora
I. coloca em dúvida se é suficiente o atual debate sobre a formação sociocultural brasileira e sua relação com o ecossistema nacional. II. denuncia a real possibilidade de haver desconhecimento da noção de cidadania por pessoas com alto grau de instrução escolar. III. defende os moradores de condomínios, alegando que não devem fazer serviço que não lhes cabe, como o de recolher o lixo.
É/São CORRETA(S), a(s) afirmativa(s)

  • A I, apenas
  • B I e II, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I, II e III.

No trecho: “Então vamos entender o que isso significa”, o termo em destaque refere-se

  • A a todo o lixo - latinhas e pacotes de batata frita, entre outros – que havia sido recolhido.
  • B à pergunta feita em voz alta para as demais pessoas que estavam na praia.
  • C à resposta sugerida à pergunta feita “Por que as pessoas jogam lixo na praia?”.
  • D ao fato de a autora imaginar que o leitor estaria pensando em responder uma questão.

Em relação à construção linguística do texto, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A No trecho: “Trocando em miúdos: quem joga uma sacola plástica na areia da praia pode até acertar uma questão do Enem sobre poluição”, o termo em destaque classifica-se como pronome pessoal.
  • B No trecho: “Já há, inclusive estudos que mostram que até 2050 os oceanos terão mais plásticos do que peixes”, o termo em destaque classifica-se como advérbio e equivale a “também”.
  • C No trecho: “Não aprendi algo, por isso tenho uma determinada atitude por desconhecimento dos impactos do que eu faço”, o termo em destaque é uma oração subordinada substantiva completiva nominal.
  • D No trecho: “Não me parece, no entanto, que o lixo naquela praia seja um caso de falta de conhecimento”, o termo em destaque classifica-se como uma conjunção adversativa e equivale a “entretanto”.

Leia este trecho para responder a questão abaixo.


Quem passou por alguma praia recentemente talvez tenha se deparado com um fenômeno comum, mesmo nas regiões mais remotas do litoral brasileiro: o lixo.


Considerando-se a pontuação nesse trecho, os dois pontos introduzem um

  • A Objeto direto.
  • B Sujeito.
  • C Aposto.
  • D Complemento nominal.