Questões da Prova da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Engenheiro Sanitarista - UFSM (2018)

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Considere as afirmativas sobre o conteúdo e a organização linguística do texto.


I→ Sem prejuízo da coesão e da coerência, a expressão Contra essa crença (ℓ.7) poderia ser reescrita como Contra essa falácia da imparcialidade da fotografia.

II→ As ideias de José de Souza Martins vão ao encontro da tese de que a fotografia é um espelho do real, um registro documental isento.

III→ Sobre o sociólogo em foco na reportagem, infere-se que a sua tese sobre a necessidade de uma sociologia do conhecimento visual está baseada também em sua experiência pessoal com a fotografia.


Está(ão) correta(s)

  • A apenas I.
  • B apenas II.
  • C apenas I e III.
  • D apenas II e III.
  • E I, II e III.

Sobre o uso argumentativo dos sinais de pontuação, está correto afirmar que

  • A as aspas empregadas entre as linhas 14 e 17 são um recurso para a autora demarcar o discurso relatado por ela a respeito do sociólogo José de Souza Martins.
  • B as aspas empregadas na palavra congela (ℓ.19) são um recurso para a autora enfatizar a ironia usada pelo sociólogo José de Souza Martins em referência a ideias opostas às suas.
  • C os travessões empregados entre as linhas 25 e 26 são um recurso para a autora destacar um juízo pessoal sobre a importância do estudo e da reflexão sobre a fotografia.
  • D as aspas utilizadas entre as linhas 67 e 70 são um recurso para a autora demarcar no seu texto a fala de um resenhista do livro Sociologia da Fotografia e da Imagem.
  • E os dois pontos na linha 75 são um recurso para a autora introduzir um discurso citado retificando a sua análise sobre o trabalho de José de Souza Martins.

Ao longo do texto, o pronome produz o efeito de nos sentido de inclusão do leitor nas discussões em andamento. Atentando para a relação desse pronome com o verbo que ele acompanha, observa-se que, na maioria das ocorrências, o leitor é representado como beneficiário da ação verbal ou como paciente dela. Tendo essas informações em mente, analise as seguintes ocorrências:


I → [...] mas nos instigam a pensar em seu papel como representante da imaginação coletiva de determinado momento social. (ℓ. 28-30)

II → [...] mas que a cada olhada nos permite novas significações, novas possibilidades para entender representações da sociedade, num certo período sócio-histórico. ( ℓ.35-38)

III → [...] o autor nos apresenta seu próprio ensaio fotográfico sobre o Carandiru durante o processo de desativação do prédio. (ℓ. 63-65)


O leitor é representado através do pronome nos como beneficiário apenas em

  • A I.
  • B II.
  • C III.
  • D I e III.
  • E II e III.

Para responder à questão, leve em consideração o seguinte período:


Não entregam receitas de leitura ou compreensão da imagem, mas nos instigam a pensar em seu papel como representante da imaginação coletiva de determinado momento social. (ℓ. 26-30)


Analisando-se o período, é correto afirmar que

  • A a referência a quem pratica a ação verbal representada no segmento Não entregam correspondente a Martins, mencionado na oração anterior.
  • B tanto o verbo entregar quanto o verbo instigar estão na terceira pessoa do plural em razão de o sujeito gramatical das orações ser indeterminado.
  • C o pronome possessivo na sequência em seu papel é um elemento coesivo retomando o segmento os textos de Martins (1.26), mencionado na oração anterior.
  • D a conjunção mas evidencia no período que a não entrega de receitas de leitura ou compreensão da fotografia é a finalidade para a instigação do pensamento.
  • E a sequência nos instigam a pensarem seu papel poderia ser reescrita, sem prejuízo da coerência e da norma culta, como nos instigam a pensarmos em seu papel.

Para responder à questão, considere as afirmativas a seguir.


I → No segmento um belo ensaio (ℓ.41-42), o adjetivo expressa uma avaliação pessoal, assim como ocorre na sequência o primoroso ensaio (ℓ.58-59).

II → No segmento Um estudioso que tem as duas visões da análise imagética: a teoria e o fazer (ℓ.65­-66), a colocação de artigo diante de estudioso e de fazer evidencia o uso no texto dessas duas palavras como substantivos.

III → No segmento formado, aliás, com muitos estudos sobre história da fotografia e fotógrafos (ℓ.71­ - 72), a palavra aliás minimiza o argumento de que a base da formação do pensamento de Martins sobre fotografia é seu intenso estudo sobre o tema.


Está(ão) correta(s)

  • A apenas II.
  • B apenas III.
  • C apenas I e II.
  • D apenas I e III.
  • E I, II e III.