Questões da Prova da Universidade Federal de Uberlândia (UFU-MG) - Técnico - Informática - UFU-MG (2018)

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No texto sobre a rotina do escritor Charles Dickens, para se alcançar a coerência, foram utilizados alguns recursos da língua.

Assinale a alternativa cujo recurso utilizado NÃO foi identificado corretamente.

  • A “As noites de Dickens, no entanto, eram tranquilas: jantava às 18 horas e passava a noite com a família […]" = relação de explicação entre as proposições.
  • B “[...] mas só conseguia ser produtivo se determinadas condições fossem atendidas. Primeiro, ele precisava de silêncio absoluto. Em uma de suas casas, uma porta extra teve de ser instalada em seu estúdio para bloquear os ruídos E seu estúdio precisava ter uma organização metódica." = explicitação das condições para se alcançar determinados objetivos.
  • C Mesmo assim, mantinha suas horas de trabalho sem falha, e ficava rabiscando e olhando pela janela para passar o tempo.” = a expressão estabelece relação de consecutividade com a proposição que lhe antecede.
  • D “As horas de trabalho de Dickens não variavam. Seu filho mais velho lembrou que “nenhum funcionário na cidade era mais metódico ou organizado do que ele[...] = relação de comparação entre as proposições.

De acordo com a exposição da rotina de Dickens no texto citado, pode-se concluir que ele

  • A organizava seu entorno e suas ações metodicamente para favorecer sua produtividade.
  • B era metódico de tal forma que, em todos os dias, tinha boa produção em suas obras.
  • C era dedicado e pontual com as atividades convencionais, mas relapso com as tarefas criativas.
  • D produzia muito em dias comuns, mas, quando tinha mais tempo para a imaginação, fazia o dobro disso.

O texto retrata a sistemática rotina do escritor no seu dia a dia. A estratégia do autor para mostrar essa rotina se dá pelas sequências enunciativas, próprias da tipologia narrativa.

Com base nessas informações e no texto dado, assinale a alternativa que NÃO se configura como sequência narrativa.

  • A Acho que aquele pequeno cadáver é o peso maior que tenho na consciência. Hoje, entendo bem isso: é um pecado mortal forçar as grandes leis. Não devemos nos apressar, nem ficar impacientes, mas seguir confiantes o ritmo eterno. (Trecho do texto Uma lição de vida, de Nikos Kazantzakis).
  • B [...] Irritado e impaciente, curvei-me e comecei a esquentá-lo com meu hálito. E o milagre começou a acontecer diante de mim num ritmo mais rápido que o natural. O invólucro se abriu e a borboleta saiu, arrastando-se. [...] (Trecho do texto Uma lição de vida, de Nikos Kazantzakis).
  • C Abrir a porta, correr, se arrumar, lavar louças, dirigir e até fazer uma “selfie” podem parecer tarefas simples do dia a dia, mas já imaginou fazer isso com o pés? Para a educadora física Carolina Tanaka Meneghel, de 29 anos, que nasceu sem os dois braços, tudo isso é rotina. [...] (Disponível em: http://ecos010jornal.blogspot.com.br/2014/05/sequencia-narrativa-e-tipos-de.html. Acesso em: 22 de fev. 2018).
  • D Misael, funcionário da Fazenda, com 63 anos de idade. Conheceu Maria Elvira na Lapa - prostituída, com sífilis, dermite nos dedos, uma aliança empenhada e os dentes em petição de miséria. Misael tirou Maria Elvira da vida, instalou-a num sobrado no Estácio, pagou médico, dentista, manicura... Dava tudo quanto ela queria. Quando Maria Elvira se apanhou de boca bonita, arranjou logo um namorado. Misael não queria escândalo. Podia dar uma surra, um tiro, uma facada. Não fez nada disso: mudou de casa. Viveram três anos assim. (Trecho do poema Tragédia brasileira, de Manuel Bandeira).

Assinale a alternativa em que o termo negritado NÃO estabelece relação de finalidade.

  • A “Em uma de suas casas, uma porta extra teve de ser instalada em seu estúdio para bloquear os ruídos.”
  • B “Durante o almoço, muitas vezes, parecia estar em transe, comia mecanicamente e mal pronunciava uma palavra antes de voltar apressado para sua mesa.”
  • C “A escrivaninha ficava na frente de uma janela e, sobre ela, seus materiais para escrever – penas de ganso e tinta azul – dispostos ao lado de vários ornamentos: um pequeno vaso de flores frescas, um grande abridor de cartas [...].”
  • D “Pontualmente às 14h, Dickens deixava sua mesa para dar uma caminhada vigorosa de três horas de duração pelo campo ou pelas ruas de Londres, continuando a pensar em sua história [...].”

                Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas 

Disponível em: http://redessociaisiffpb.blogspot.com.br/2012/10/voce-pode-achar-tolo-um-rato-cair-numa.html. Acesso em: 22 de fev. 2018. 

Assinale a alternativa cujo conteúdo estabelece relação de convergência de ideias com a crítica feita pela tirinha. 

  • A “Em 2012, um jovem de 18 anos, de Taiwan, morreu ao jogar videogame ininterruptamente por cerca de 40 horas, sem parar, até mesmo, para comer, notícia que ganhou o mundo à época. Outros casos semelhantes também já foram noticiados pela imprensa, chamando a atenção para os limites quanto ao uso dos aparelhos eletrônicos. Além dos jogos, o acesso à internet, feito hoje em grande parte por dispositivos móveis, como os celulares e os tablets, também vem sendo apontado como responsável pelo uso demasiado da tecnologia.” (Disponível em: http://www.psicologavaldira.com.br/index.php/tratamentos/17-vicio-ou-depend%C3%AAnciatecnol%C3%B3gica.html. Acesso em: 22 de fev. 2018).
  • B “O letramento digital não significa apenas entender como funciona uma ferramenta, mas também saber por que ela é útil no mundo real e quando usá-la”. “Esse conceito pode ser descrito como cidadania digital – o uso responsável e apropriado da tecnologia, destacando áreas como comunicação digital, etiqueta digital, saúde digital, bem-estar e direitos e responsabilidades digitais, diz o texto.”” (Disponível em: http://porvir.org/4-formas-de-aumentardominio-das-tecnologias-digitais-ensino-superior/. Acesso em: 22 de fev. 2018).
  • C “É preciso lembrar ainda que o controle da ciência e da tecnologia é importante, porque somente pesquisas permitem que se dê solução adequada aos problemas sociais, enquadrando-se aí a preocupação com tecnologias, que possam resolver problemas de saúde, alimentação, emprego, educação”. (Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/181/181. Acesso em: 22 de fev. 2018).
  • D “O que há atualmente é um alarmismo em relação aos danos que as telas podem causar às pessoas e não às evidências. […] não faz sentido discutir sobre a quantidade de exposição, mas sim sobre a qualidade do conteúdo acessado pelas crianças.” (Disponível em: https://catraquinha.catracalivre.com.br/geral/familia/indicacao/telas-e-criancas-conheca-os-mitos-eriscos-desta-exposicao/. Acesso em: 22 de fev. 2018).