Questões da Prova da Universidade Federal do ABC (UFABC) - Pedagogo - VUNESP (2019)

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Para responder a questão, considere esta passagem do texto:

(I) A literatura brasileira sobre o tema tem sido marcada por uma oposição entre enfoques centrados nesses dois campos, (II) embora os últimos anos tenham assistido (III) a uma clara hegemonia dos estudos baseados em atributos e ações individuais (IV) para a explicação da pobreza.


As palavras “hegemonia” e “atributos” têm sinônimos adequados ao contexto em:

  • A supremacia e concessões.
  • B preponderância e peculiaridades.
  • C identidade e qualidades.
  • D disparidade e valores.
  • E decadência e atrativos.

Para responder a questão, considere esta passagem do texto:
(I) A literatura brasileira sobre o tema tem sido marcada por uma oposição entre enfoques centrados nesses dois campos, (II) embora os últimos anos tenham assistido (III) a uma clara hegemonia dos estudos baseados em atributos e ações individuais (IV) para a explicação da pobreza.
A expressão verbal “tem sido marcada” exprime a noção de ação

  • A interrompida no tempo.
  • B encerrada no presente.
  • C inconclusa no tempo.
  • D concluída em passado remoto.
  • E contínua em passado recente.
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

Considere a seguinte tabela, editada no MS-Excel 2010 em sua configuração padrão.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

A célula C2 contém a fórmula:

  • A =SUBSTITUIR(A2;”NOME”;B2)
  • B =SUBSTITUIR(A2;”${NOME}”;B2)
  • C =TEMPLATE(A2;”NOME”;B2)
  • D =TEMPLATE(A2;”${NOME}”;B2)
  • E =BUSCAR(A2;”${NOME}”;SUBSTITUIR(B2))

Apenas recentemente, na literatura educacional brasileira, têm surgido trabalhos que discutem o tema da avaliação educacional no Ensino Superior. Se desejamos que os estudantes desenvolvam um pensamento criativo e reflexivo, por exemplo, teremos de desenhar um currículo compatível com essa expectativa, o que implica não somente selecionar novos conteúdos e competências para serem trabalhados com os alunos, mas repensar de modo amplo os diversos aspectos do processo de ensino-aprendizagem, incluindo as práticas de avaliação que estamos utilizando no ensino universitário. Isso porque as experiências de avaliação proporcionadas aos estudantes

  • A são determinantes na escolha da carreira que irão seguir.
  • B influenciam suas atitudes futuras em relação à aprendizagem.
  • C quando em grande quantidade, favorecem a aprendizagem.
  • D são molas propulsoras para estimular os alunos a estudarem.
  • E ainda não têm contribuído para o prosseguimento na carreira.

A gestão democrática da educação requer mais do que simples mudanças nas estruturas organizacionais; requer mudança de paradigmas que fundamentem a construção de uma proposta educacional e o desenvolvimento de uma gestão diferente da que hoje é vivenciada. Ela precisa estar para além dos padrões vigentes, comumente desenvolvidos pelas organizações burocráticas. A democratização dos sistemas de ensino e da escola implica

  • A a abolição de toda e qualquer forma de autoridade do diretor dos estabelecimentos públicos de ensino.
  • B a substituição dos cargos de chefia como direção, coordenação e supervisão por conselhos escolares.
  • C a eleição, pela comunidade escolar, de todos os cargos de chefia, já que a forma de provimento no cargo define o tipo de gestão.
  • D a compreensão da participação como construção da cidadania circunscrita aos limites da prática educativa.
  • E o aprendizado e vivência do exercício de participação e de tomadas de decisão.