Questões da Prova da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) - Técnico - Assuntos Educacionais - DEPSEC (2018)

Limpar Busca
I. Os Preâmbulos dos textos I e II assemelham-se ao utilizar morfologia de pessoa em todos os verbos. II. O tema principal dos dois Preâmbulos é anunciado no primeiro período, a saber, “sustentabilidade” (Texto I) e “momento crítico da história da terra” (Texto II). III. Os Preâmbulos dos textos I e II assemelham-se ao utilizar majoritariamente orações com sujeitos ocultos e indeterminados.
Sobre as assertivas acima, é CORRETO afirmar que:
  • A Apenas I está correta.
  • B Apenas II está correta.
  • C Apenas III está correta.
  • D I e II estão corretas.
  • E I e III estão corretas.
O contraste entre os Textos I e II permite afirmar que:
  • A A intertextualidade se configura entre ambos a partir do uso reiterado da forma “dever”.
  • B A intertextualidade se configura entre ambos ao mencionarem as Nações Unidas.
  • C A intertextualidade se configura entre ambos na forma de paráfrase, já que apresentam a mesma ideia, trocando apenas as palavras.
  • D Não é possível pensar intertextualidade entre ambos já que, embora tratem de questões relevantes à humanidade, constituem-se independentes um do outro.
  • E Não é possível pensar intertextualidade entre ambos já que o Texto I é direcionado às lideranças políticas mundiais e aos cientistas, e o Texto II é direcionado à sociedade em geral.

Os textos I e II usam reiteradamente a palavra “dever”, conforme se observa nos excertos a seguir:


I. A cooperação internacional baseada na “Década das Nações Unidas” deve ser promovida e ativamente coordenada com os principais Tratados.

II. As metas do ODS 6 não podem ser atingidas com as políticas atuais. Nós, juntos, devemos nos comprometer com a implementação de boas práticas (muitas das quais foram apresentadas durante o 8º Fórum Mundial da Água), bem como com uma melhoria drástica na governança da água.

III. O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum de todas as pessoas. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado.

IV. Devemos aprofundar e expandir o diálogo global gerado pela Carta da Terra, porque temos muito que aprender a partir da busca iminente e conjunta por verdade e sabedoria.


Sobre as diferentes formas morfológicas que a palavra “dever” assume nos excertos apresentados, é CORRETO afirmar que:

  • A São verbos auxiliares modais utilizados em posição imediatamente anterior ao verbo principal.
  • B São verbos auxiliares modais produzidos em uma estrutura do tipo: dever + ser ou dever + ter.
  • C São verbos auxiliares modais, com exceção do exemplo em (ii), que se comportam como adjetivo.
  • D São verbos auxiliares modais, com exceção do exemplo em (iii), que se comportam como substantivo.
  • E São verbos auxiliares modais, com exceção do exemplo em (iv), que se comportam como substantivo.
Nota-se no Texto I a apresentação em itálico das expressões “per se” e “fora da caixa de água”. Sobre estas expressões é CORRETO afirmar que:
  • A A expressão “per se” tem origem latina e, assim como “fora da caixa de água”, foi utilizada em sentido metafórico.
  • B A expressão “per se” foi utilizada como sinônimo da palavra “simplista”, ao passo que a expressão “fora da caixa de água” foi utilizada com o sentido de “para além da caixa de água.”
  • C Ambas as expressões foram utilizadas em contextos cujo escopo da informação é apontar para a ampliação de perspectivas, “ir além de”.
  • D A expressão “per se” constitui-se exemplo de estrangeirismo no Português Brasileiro, ao passo que a expressão “fora da caixa de água” constitui-se exemplo de uso da língua em sentido denotativo.
  • E A expressão “per se” foi utilizada em sentido conotativo, ao passo que a expressão “fora da caixa de água” foi utilizada em sentido denotativo.
O conteúdo do Texto I, para os que vivem na Amazônia, poderia ser interpretado como irrelevante, já que se trata da região com a maior concentração de água doce do mundo. Segundo dados do Museu Paraense Emilio Goeldi, por exemplo, a Amazônia detém 1/5 da água doce disponível no mundo.
Esse aparente contraste entre o conteúdo do texto e a realidade amazônica concernente à abundância de água, aproxima-se de característica semântica normalmente tratada como:
  • A Paradoxo.
  • B Antonímia.
  • C Sinonímia.
  • D Homonímia.
  • E Paronímia.