Questões da Prova da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) - Auditor - COMVEST UFAM (2018)

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Coloque V para verdadeiro e F para falso nas afirmativas a seguir, feitas a propósito de aspectos diversos do texto:
( ) Observa-se o predomínio da função referencial ou denotativa. ( ) Uma ideia secundária que perpassa o texto é a de que a Amazônia deveria ser um só país. ( ) Os vocábulos “furos”, “igarapés”, “lagoas”, “afluentes” e “tributários” se dispõem numa relação de hiponímia com um termo posterior a eles. ( ) A lenda do “curupira” nasceu na região dos Andes, onde esse ser é designado por outro nome. ( ) A cultura dos povos amazônicos tem distinções, não só quanto aos termos, mas também quanto às concepções relativas ao ambiente.
Assinale a alternativa que relaciona a sequência CORRETA de V e F de cima para baixo:

  • A V – F – V – F – F
  • B V – V – F – V – F
  • C F – F – V – F – V
  • D F – V – V – V – F
  • E F – V – F – F – V

De acordo com o conteúdo do texto, os vocábulos “instância” e “ingerência” (em destaque)podem ter, respectivamente, o significado de:

  • A fenômeno geográfico inevitável; destruição levada a efeito por.
  • B apelo urgente e repetido; falta de consciência ecológica.
  • C acidente natural comum; desmatamento.
  • D em primeiro e mais importante caso; intervenção.
  • E grau de jurisdição; influência externa.

Assinale a alternativa em que o verbo assinalado se apresenta na forma arrizotônica:

  • A “São textualidades que repousam sobre o decurso"
  • B “na região de nascimento, se chamará chullachaqui"
  • C “oito países que compartilham referentes comuns”
  • D “a água aparece como instância prévia e se introduz em seu curso”
  • E “Tal área sustenta uma relação comum e intensa com a natureza”

Assinale a alternativa em que a forma verbal corresponde à seguinte estrutura: radical + vogal temática + desinência modo-temporal + desinência número-pessoal:

  • A reciclemos
  • B formulásseis
  • C vendesse
  • D esfregava
  • E escreveu

Assinale a alternativa em que a frase está articulada de modo claro, coeso, coerente e correto:

  • A Lope de Aguirre, conquistador castelhano, tinha personalidade contraditória e violenta, mas ao mesmo tempo doce, se pensarmos na relação com sua filha, a qual amava profundamente, sendo por isso objeto de diversas análises, algumas de natureza psiquiátrico-positivista, que lhe que lhe conferiram certo delírio de reivindicação, atribuindo sua revolta a um ressentimento.
  • B Por ter personalidade contraditória e violenta, embora ao mesmo tempo doce, se pensarmos na relação com sua filha que amava profundamente, a Lope de Aguirre, um conquistador castelhano, diversas análises, até mesmo de natureza psiquiátrico-positivista, lhe conferiram certo delírio de reivindicação, atribuindo sua revolta a um ressentimento.
  • C De personalidade contraditória, violenta e ao mesmo tempo doce, quando se pensa na relação com sua filha, a quem amava profundamente, o conquistador castelhano Lope de Aguirre foi objeto de diversas análises, algumas de natureza psiquiátrico-positivista, que lhe conferiram certo delírio de reivindicação, atribuindo sua revolta a um ressentimento.
  • D Embora de personalidade contraditória e violenta, Lope de Aguirre, um conquistador castelhano que era ao mesmo tempo doce, haja visto a relação com sua filha, a quem amava profundamente, apesar de diversas análises, algumas de natureza psiquiátrico-positivista, lhe conferirem certo delírio de reivindicação, atribuindo sua revolta a um ressentimento.
  • E O conquistador espanhol Lope de Aguirre, foi objeto de diversas análises, algumas de natureza psiquiátrico-positivista, que lhe conferiram certo delírio de reivindicação, atribuindo sua revolta a um ressentimento, tudo em virtude de sua personalidade contraditória, violenta e ao mesmo tempo doce, se pensarmos na relação que tinha com a filha, a qual amava profundamente.