Questões da Prova da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Professor - Técnica de Linguagem de Sinais - CCV-UFC (2019)

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Comparando-se a linguagem de sinais e a linguagem falada, segundo o texto, conclui-se que:

  • A ambas mudam naturalmente com o uso no decorrer do tempo.
  • B a segunda, diferentemente da primeira, tem regras gramaticais.
  • C apenas a segunda é aprendida na interação com outras pessoas.
  • D a primeira, diferentemente da segunda, requer habilidades expressivas.
  • E apenas a segunda tem mecanismos que regulam a formação de orações.

Sobre a linguagem de sinais na Nicarágua, é correto afirmar que:

  • A surgiu espontaneamente numa comunidade escolar de alunos surdos.
  • B foi reconhecida como língua oficial pelo governo da Nicarágua em 1980.
  • C foi desenvolvida pelo governo para possibilitar o ensino a crianças surdas.
  • D foi criada a partir da língua falada na Nicarágua como meio de comunicação.
  • E surgiu da necessidade de comunicação entre alunos surdos e professores ouvintes.

No último parágrafo, os três usos do pronome “isso” (linha 23; linha 25; linha 26), grifados no texto, se assemelham por todos:

  • A substituírem nomes masculinos no contexto prévio.
  • B constituírem uma relação coesiva por repetição.
  • C apontarem para um mesmo referente nominal.
  • D representarem um resumo de trecho anterior.
  • E referirem-se a nomes comuns no singular.

Quanto à natureza, é correto afirmar que o texto em análise é, predominantemente:

  • A descritivo, porque descreve as características das línguas de sinais.
  • B narrativo, porque conta a história da língua de sinais da Nicarágua.
  • C injuntivo, porque ensina como aprender e reconhecer uma língua de sinais.
  • D expositivo, porque informa sobre as línguas de sinais em relação às faladas.
  • E argumentativo, porque defende as linguagens de sinais como línguas naturais.

Assinale a alternativa que classifica corretamente a oração grifada em “não é raro que as escolas para surdos desenvolvam gírias juvenis ou verdadeiros dialetos dessas línguas” (linhas 17-18).

  • A Adjetiva restritiva.
  • B Adjetiva explicativa.
  • C Substantiva subjetiva.
  • D Substantiva predicativa.
  • E Substantiva objetiva direta.