Questões da Prova do 22975 (UFRA) - Administrador - CEPS-UFPA (2016)

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Em Chico Buarque e a era da grosseria online, Bruno Ferrari critica as pessoas que

  • A agridem celebridades em redes sociais.
  • B se excedem no consumo de álcool.
  • C costumam ser agressivas.
  • D não respeitam a opinião alheia.
  • E se comportam de maneira antiética.

No segundo parágrafo do texto, o autor optou pelo emprego da primeira pessoa do plural porque

  • A concorda com a reportagem de Época.
  • B compartilha da opinião dos agressores.
  • C considera a “grosseria online” muito comum.
  • D se considera uma pessoa grosseira.
  • E pensa como a maioria dos internautas.

Em “Com o aval e o apoio de quem pensa como nós – já que o Facebook nos induz a ler apenas o conteúdo com o qual concordamos – nos tornamos visigodos da era digital em busca de um povo inimigo para exterminar” (11 a 13), a palavra visigodos foi empregada como sinônimo de

  • A bárbaros.
  • B estrangeiros.
  • C desbravadores.
  • D invasores.
  • E dominadores.

Do trecho “Trata-se de um ambiente em que não há espaço para diálogo. Apenas monólogos de quem foi munido por um arsenal de informações recebidas das redes sociais e de sites obscuros e não suporta ser confrontado com uma opinião diferente” (18 a 20), depreende-se que os autores dos “monólogos”

  • A ignoram o fato de que existem sites e redes sociais que veiculam mentiras na internet.
  • B não costumam se certificar da legitimidade das fontes das informações que veiculam.
  • C tendem a divulgar informações falsas, mesmo que tenham consciência do que fazem.
  • D não admitem a possibilidade de estarem divulgando informações e fatos falsos.
  • E não se sentem responsáveis pela veracidade das informações que divulgam.

Em “Vivemos a era da grosseria e da intolerância e sobretudo a era da ignorância” (22), o autor poderia ter empregado a vírgula antes e depois da palavra sobretudo com o objetivo de

  • A marcar duas pausas que ocorrem na expressão oral.
  • B separar duas orações que estão contidas no enunciado.
  • C atribuir ênfase ao advérbio que modifica o enunciado.
  • D evitar ambiguidade na compreensão do enunciado.
  • E deixar claro ao leitor o sentido do enunciado.