Questões da Prova da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Assistente Administrativo - UTFPR (2018)

Limpar Busca

Analise as afirmativas a seguir.

I) O texto é totalmente a favor do uso da tecnologia na aprendizagem.

II) O texto mostra argumentos contra o uso da tecnologia na aprendizagem.

III) O texto defende a ideia de que o uso das tecnologias é uma das ferramentas possíveis para uma boa aprendizagem, mas não a única.

IV) O texto não mostra outras ferramentas úteis para a aprendizagem, além da tecnologia.

Está(ão) correta(s) apenas:

  • A I e IV.
  • B III e IV.
  • C I.
  • D II e III.
  • E II.

O final do segundo parágrafo menciona um problema social frequente nas escolas. Assinale a alternativa que indica esse problema, de acordo com o texto.

  • A O acesso à Internet.
  • B O bullying.
  • C Atos violentos.
  • D O acesso a programas educacionais.
  • E Conteúdos educativos.

Os conectores No entanto, Porém e Logo, em destaque no texto, podem ser substituídos sem prejuízo ao significado, respectivamente, por:

  • A Ao passo que – Contudo – Portanto.
  • B Porém – Assim como – De acordo com.
  • C Embora – Por conseguinte – Contudo.
  • D Todavia – Consequentemente – Assim.
  • E Contudo – Entretanto – Assim.

Assinale a alternativa que apresenta a pontuação adequada e o uso correto dos conectores, mantendo a clareza do texto.

  • A “Outra questão a ser repensada sobre o uso da tecnologia é o fato de que a criança, desde pequena, habitua-se numa espécie de sedentarismo, ficando a maior parte do seu tempo disponível diante do computador. Assim, esquece que a melhor forma de se aprender ou estabelecer relações é através de brincadeiras sadias, passeios ao ar livre e atividades que envolvam familiares e amigos. Desta maneira, desliga-se da ilusão virtual que a tecnologia influencia.”
  • B “Outra questão a ser repensada sobre o uso da tecnologia é o fato de que a criança, desde pequena, habitua-se numa espécie de sedentarismo. Ficando a maior parte do seu tempo disponível diante do computador, esquecendo que a melhor forma ainda de se aprender, ou estabelecer relações, é através de brincadeiras sadias, passeios ao ar livre, atividades que envolvam familiares, amigos. Desligando-se, da ilusão virtual que a tecnologia influencia.”
  • C “Outra questão a ser repensada sobre o uso da tecnologia, é o fato de que a criança, desde pequena, habitua-se numa espécie de sedentarismo, ficando a maior parte do seu tempo disponível diante do computador. Assim, esquecendo que a melhor forma de se aprender, ou estabelecer relações, é através de brincadeiras sadias, passeios ao ar livre, atividades que envolvam familiares, amigos. Contudo, desligando-se, da ilusão virtual que a tecnologia influencia.”
  • D “Outra questão a ser repensada sobre o uso da tecnologia é o fato de que a criança; desde pequena, habitua-se numa espécie de sedentarismo, ficando a maior parte do seu tempo disponível diante do computador, esquecendo que a melhor forma de se aprender, ou estabelecer relações, é através de brincadeiras sadias, passeios ao ar livre, atividades que envolvam familiares, amigos. Desligando-se da ilusão virtual que a tecnologia influencia.”
  • E “Outra questão a ser repensada sobre o uso da tecnologia é o fato de que a criança, desde pequena, habitua-se numa espécie de sedentarismo: ficando a maior parte do seu tempo disponível diante do computador, logo esquecendo que a melhor forma de se aprender, ou estabelecer relações, é através de brincadeiras sadias, passeios ao ar livre, atividades que envolvam familiares, amigos, desligando-se, assim, da ilusão virtual que a tecnologia influencia.”

A ideia central que se pode apreender da leitura do texto é que:

  • A segundo a Internet, a história de Chapeuzinho Vermelho não existe.
  • B engolir uma pessoa é algo virtualmente improvável.
  • C segundo a Internet, lobos não existem.
  • D para ser real, é preciso estar na Internet.
  • E é irreal a convivência entre lobos e pessoas.