Questões da Prova da Universidade de Pernambuco (UPE) - Assistente Administrativo - UPENET/IAUPE (2017)

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Como outros textos que circulam em nossa sociedade, também o Texto 1 foi elaborado para cumprir algum(ns) propósito(s) comunicativo(s).


Sobre esse texto, é CORRETO afirmar que seu principal propósito é o de

  • A denunciar diversos casos em que pessoas que praticaram o crime de preconceito linguístico ficaram impunes.
  • B divulgar os resultados de pesquisa científica na área da linguagem, com foco no nosso sistema de comunicação.
  • C apresentar argumentos e explicações para defender certa posição, que já aparece explicitada no título.
  • D convencer o leitor a aderir à luta contra a falta de concordância verbal ou nominal, que prejudica a nossa língua.
  • E criticar a Constituição brasileira, por omitir-se no que se refere ao crime de preconceito linguístico.

Os modos de organização das ideias de um texto são fundamentais para que seu autor alcance os propósitos comunicativos pretendidos.


Acerca da organização do Texto 1, analise as proposições abaixo.


I. Já no primeiro parágrafo, a autora especifica para o leitor o foco sob o qual vai abordar o tema geral selecionado.

II. No segundo parágrafo, o leitor encontra uma definição, o que o ajuda a compreender a argumentação desenvolvida pela autora.

III. No terceiro parágrafo, a autora opta por listar alguns exemplos, que embasam as ideias defendidas até então, no texto.

IV. No parágrafo conclusivo, especialmente no trecho: “Sei que muitos devem achar que isso é bobagem [...]”, a autora dialoga diretamente com seu leitor, o que gera envolvimento entre autor e leitor(es).


Estão CORRETAS, apenas:

  • A I e III.
  • B I, II e III.
  • C I e IV.
  • D II e III.
  • E II, III e IV.

Com certeza, um texto não é apenas a junção de palavras. Mas a escolha das palavras é essencial para que o autor consiga expressar os sentidos pretendidos por ele.


Sobre a seleção das palavras e os efeitos de sentido alcançados por ela no Texto 1, analise as proposições a seguir.


I. O leitor deve compreender que o sentido da palavra „homem‟, na abertura dos parágrafos 1º e 2º (“Basta ser homem”; “Não existe homem sem língua.”), é o de „ser humano‟, sem referência específica a qualquer um dos sexos.

II. Ao optar pelo adjetivo „franca‟, na afirmação de que o "r" caipira está “em franca expansão” (3º parágrafo), a autora pretendeu afirmar que a expansão dessa pronúncia está em curso e pode verificar-se sem qualquer dúvida.

III. Na afirmação de que “ninguém tem o direito de causar constrangimento ao seu semelhante pela forma de falar” (4º parágrafo), a palavra „semelhante‟ adquire sentido particular de „conterrâneo‟, ou seja, pessoa nascida no mesmo espaço geográfico de outra.

IV. O leitor deve entender a expressão destacada em: “todo mundo tem direito de se expressar, sem constrangimento, na forma em que é senhor” (6º parágrafo) como “na forma em que domina”.


Estão CORRETAS:

  • A I e III, apenas.
  • B I, II e IV, apenas.
  • C I, III e IV, apenas.
  • D II, III e IV, apenas.
  • E I, II, III e IV.
Considerando as sequências linguísticas que organizam o Texto 1, é CORRETO afirmar que, visto globalmente, ele é
  • A caracteristicamente do tipo dissertativo-argumentativo, em que se evidencia um claro posicionamento crítico de sua autora.
  • B evidentemente do tipo narrativo, com destaque para a voz da narradora que, habilmente, envolve o leitor em sua teia narrativa.
  • C privilegiadamente do tipo descritivo, com sequências descritivas bem construídas, que, além de darem cor ao texto, provocam emoção no leitor.
  • D claramente um texto misto, sendo cada parágrafo de um tipo diferente do anterior, e todos os tipos, juntos, cooperam para os propósitos comunicativos do texto.
  • E obviamente um texto expositivo, em que se sobressaem o detalhamento das ideias expostas e o caráter de novidade que nelas se apresenta.
Palavras e expressões são cuidadosamente empregadas no Texto 1. No que se refere ao significado de algumas delas, assinale a alternativa CORRETA.
  • A O sentido do trecho: “esse sistema de comunicação inigualável – emerge” (1º parágrafo) mantém-se inalterado se o termo destacado for substituído por “dissemina-se”.
  • B A afirmação de que “Ela se instaura e toma conta de todos nós” (1º parágrafo) corresponde à afirmação de que „Ela se recupera e cuida de todos nós‟.
  • C No trecho: “Preconceito linguístico é o julgamento depreciativo [...]” (2º parágrafo), o termo destacado significa o mesmo que “aleatório”.
  • D O sentido do trecho: “milhares de pessoas que se exprimem em formas sem prestígio social” (4º parágrafo) é equivalente ao sentido de: „milhares de pessoas que se exprimem em formas socialmente vulneráveis‟.
  • E No trecho: “Até porque, sob essa ótica, o preconceito linguístico se configura como um tratamento desumano e degradante.” (5º parágrafo), a expressão destacada equivale semanticamente a “desse ponto de vista”.