Questões de Legislação da Defensoria Pública da Defensoria Pública do Estado do Amapá

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A Lei Complementar Estadual nº 121/2019 estabelece que o Defensor Público Substituto

  • A não pode exercer o cargo de Coordenador de Núcleo Especializado ou Regional.
  • B faz jus a todas as verbas e vantagens previstas aos demais membros da instituição e relacionadas no artigo 84 da referida lei.
  • C não pode ser designado para atuação em Núcleo ou Defensoria Pública com atribuição em matéria distinta daquela escolhida em sua posse.
  • D pode se remover, voluntariamente, por permuta com Defensor Público de classe distinta da carreira.
  • E será lotado no Núcleo ou na Defensoria Pública escolhida no momento de sua posse no cargo, em conformidade com a classificação no concurso.

A Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública foi prevista, nacionalmente, a partir da Lei Complementar nº 132/2009, que alterou a Lei Complementar nº 80/1994. Essa inovação normativa estabeleceu

  • A a obrigação de realizar, anualmente, conferências populares para consulta pública sobre o plano anual de atuação institucional, supervisionadas pela Ouvidoria-Geral.
  • B que a Defensoria Pública de cada unidade federativa implemente, em até 180 (cento e oitenta) dias, contados da promulgação da lei, a própria Ouvidoria-Geral
  • C que o cargo de Ouvidor-Geral será exercido por cidadão de reputação ilibada, não integrante da Carreira de Defensor Público, nomeado pelo Governador do Estado, após lista tríplice formada pelo Conselho Superior.
  • D a existência do órgão, como norma geral, apenas para a Defensoria Pública do Estado.
  • E que compete à Ouvidoria-Geral receber representações apresentadas por qualquer pessoa, entidade ou órgão público, com exceção dos membros e servidores da Defensoria Pública.

No julgamento da ADI nº 6.852, o relator, ministro Edson Fachin, afirmou que reconhecer a atuação da Defensoria Pública como um direito que corrobora para o exercício de direitos é reconhecer sua importância para um sistema constitucional democrático em que todas as pessoas, principalmente aquelas que se encontram à margem da sociedade, possam usufruir do catálogo de direitos e liberdades previsto na Constituição Federal. Nessa decisão, foi reconhecida pelo STF a constitucionalidade da requisição no âmbito institucional, que significa

  • A uma garantia institucional que permite ao Defensor Público a possibilidade de demandar de órgãos públicos e privados na busca de informações que assegurem os direitos da população necessitada.
  • B um princípio institucional que orienta toda a organização e funcionamento da Defensoria Pública, pois reflete a prevalência da solução extrajudicial de conflitos e a célere efetivação dos direitos da população necessitada.
  • C uma prerrogativa dos Defensores Públicos, que permite exigir de autoridade pública ou de seus agentes informações e providências necessárias ao exercício de suas atribuições.
  • D uma vantagem dos Defensores Públicos, pois os diferencia da advocacia privada, assegurando à advocacia pública a possibilidade de solução mais célere de demandas que exijam informações prévias disponibilizadas por quaisquer órgãos.
  • E um direito dos assistidos da Defensoria Pública, que se reflete na qualidade e na eficiência do atendimento prestado, permitindo maior celeridade na obtenção de dados junto a órgãos públicos e privados.

Em relação ao Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado, prevê a Lei Complementar nº 80/1994 que

  • A o Presidente terá voto de qualidade em sede de matéria disciplinar.
  • B as eleições serão realizadas em conformidade com as regras indicadas em Ato editado pelo Defensor Público-Geral.
  • C a escolha de seus membros deve se dar até o final do mês de abril, a cada dois anos.
  • D a presença do Ouvidor Geral é computada com a finalidade de se atingir o quórum necessário à instalação da sessão.
  • E são elegíveis os membros que contarem com mais de cinco anos de serviço público na Instituição.

A remoção compulsória de membro da Defensoria Pública, conforme prevista na Lei Complementar nº 80/1994, ocorrerá

  • A com a concordância do membro, haja vista sua inamovibilidade.
  • B quando houver cargo vago em determinada Comarca que não conte com outro membro em atividade naquela localidade.
  • C com prévio parecer da Corregedoria-Geral, assegurada ampla defesa em processo administrativo que a imponha.
  • D com observância da antiguidade.
  • E de acordo com as regras a serem fixadas em lei estadual.