Questões de Legislação Federal do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia

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O Decreto n.º 7.746/2012 prevê explicitamente que a Comissão Interministerial de Sustentabilidade na Administração Pública deve ser integrada por um representante

  • A do Ministério da Saúde.
  • B do Ministério das Cidades.
  • C do Ministério do Trabalho e Previdência Social.
  • D da Casa Civil da Presidência da República.
  • E do Congresso Nacional.

Planejar e executar ações, inclusive sigilosas, relativas à obtenção e análise de dados para a produção de conhecimentos destinados a assessorar o presidente da República são competências do(a)

  • A Ministério da Defesa.
  • B Polícia Federal.
  • C Agência Brasileira de Inteligência.
  • D Ministério das Relações Exteriores.
  • E Ministério da Justiça.

De acordo com a Lei de Acesso à Informação, o acesso a informações pessoais será restrito à pessoa a que elas se referirem e aos agentes públicos legalmente autorizados, independentemente de classificação de sigilo, pelo prazo máximo de

  • A quinze anos.
  • B vinte e cinco anos.
  • C cinquenta anos.
  • D cem anos.
  • E cinco anos.

A fim de realizar procedimento relativo à regularização do cadastro eleitoral de um cidadão, o funcionário do cartório da zona eleitoral em que ele está inscrito pode reter

  • A a fotocópia autenticada do título de eleitor desse indivíduo, por tempo indeterminado, pois ela não tem o mesmo valor legal que o documento original.
  • B o título de eleitor desse cidadão, por um prazo de até dez dias, haja vista que o cartório eleitoral é um órgão público.
  • C o título de eleitor desse indivíduo, por ordem judicial que determine a retenção e o prazo durante o qual o documento pode ser retido.
  • D apenas fotocópias simples do título de eleitor desse cidadão, já que não é admitida, legalmente, a retenção de nenhum documento de identificação pessoal.
  • E o documento de identidade do eleitor, por questões de segurança, durante o atendimento, devolvendo-o somente quando de sua saída do prédio.

Durante a construção de um prédio público, a empresa contratada disponibilizou dois engenheiros para serem responsáveis pela execução da obra, ao passo que a administração pública designou dois servidores, um engenheiro, para ser responsável pela fiscalização da obra, e um administrador, para ser responsável pela gestão do contrato.


De acordo com a legislação vigente relativa ao exercício legal de profissão de engenharia,

  • A o engenheiro da administração pública, por ser um servidor público, fica dispensado de emitir anotação de responsabilidade técnica de fiscalização técnica da obra.
  • B o administrador, por ser servidor público, pode compartilhar com o engenheiro da administração pública a fiscalização técnica da obra.
  • C o engenheiro da administração pública deve emitir uma anotação de responsabilidade técnica de corresponsabilidade de execução da obra, a qual deverá estar vinculada à anotação de responsabilidade técnica pela execução da obra.
  • D apenas um dos engenheiros da construtora deve emitir anotação de responsabilidade técnica de execução da obra.
  • E a gestão contratual da obra também pode ser exercida pelo engenheiro da administração pública, já que ele também é servidor público.